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PARCERIA – SOLIDARIEDADE EM MOVIMENTO

Não há  provavelmente pessoas a quem “nada aconteça” e a quem “tudo aconteça”. Há, sem dúvida, histórias de vida mais ou menos complexas e com raríssimas excepções as histórias de vida equivalem-se.

À medida de cada história, cabe a todos nós encontrar as soluções adequadas.
Os Gabinetes de Atendimento Integrado Local são uma resposta integrada a essa diversidade de problemáticas colocando, sempre, as pessoas em primeiro lugar.


Atendimento Integrado Local

Uma nova forma de concepção, organização e gestão dos serviços de âmbito social, que obriga a uma rentabilização dos recursos existentes e permite a articulação entre as diferentes entidades públicas e privadas que intervêm no tecido social do Concelho da Maia. Este tipo de serviço surge na sequência do trabalho desenvolvido pelos diversos parceiros no âmbito da Rede Social.
Foi em Junho de 2007 que abriram à população os Gabinetes de Atendimento Integrado Local, com o objectivo de criar um serviço de proximidade, possibilitando o acesso a um conjunto de sistemas sociais básicos, de forma a permitir a sua inserção nos domínios social, económico, institucional, territorial e simbólico.
O Município da Maia é o único no país que se encontra totalmente coberto com estas estruturas de Atendimento de proximidade.
Presentemente encontram-se em funcionamento Gabinetes de Atendimento em 16 das 17 freguesias que constituem o Concelho.
Os Gabinetes de Atendimento Integrado Local são uma resposta adaptada à diversidade de problemáticas sociais, que coloca sempre as pessoas em primeiro lugar.

Objectivos

• Criar respostas de carácter integrado para famílias económica e socialmente vulneráveis
• Optimizar recursos, reduzir o tempo de espera e dar resposta aos problemas identificados
• Permitir uma maior eficiência e eficácia da intervenção

Princípios

• Trabalho em parceria
• Abordagem multidimensional
• Territorialização
• Participação
• Envolvimento
 
Benefícios

• Intervenção social mais abrangente
• Rentabilização dos recursos disponíveis
• Maior celeridade no atendimento e intervenção
• Maior envolvimento dos parceiros
• Criação da figura de gestor de caso, sendo cada indivíduo ou família atendido e acompanhado pelo mesmo técnico  

Parceiros

• Agrupamento Centros Saúde Maia - ACES Grande Porto IV
• A.P.P.A.C.D.M.
• A.S.M.A.N.
• Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação da Maia
• Fundação Lar Evangélico Português
• Instituto de Emprego e Formação Profissional
• Santa Casa da Misericórdia da Maia
• Junta de Freguesia de Águas Santas
• Junta de Freguesia de Avioso, Santa Maria
• Junta de Freguesia de Avioso, São Pedro
• Junta de Freguesia de Barca
• Junta de Freguesia de Folgosa
• Junta de Freguesia de Gemunde
• Junta de Freguesia de Gondim
• Junta de Freguesia de Gueifães
• Junta de Freguesia da Maia
• Junta de Freguesia  de Milheirós
• Junta de Freguesia de Moreira
• Junta de Freguesia de Nogueira
• Junta de Freguesia de Pedrouços
• Junta de Freguesia de São Pedro Fins
• Junta de Freguesia de Silva Escura
• Junta de Freguesia de Vermoim
• Junta de Freguesia Vila Nova da Telha