facebook cmm youtube cmm1

galasaude17

A Gala da Saúde Escolar realizar-se-á no próximo dia 9 de junho, pelas 20h30, no Grande Auditório do Fórum da Maia, e contará com os representantes das Entidades Parceiras, dos Agrupamentos Escolares EB1 e JI do Município, Juntas de Freguesia, Coordenadores, Docentes, Patrocinadores, Padrinhos, Embaixador e outras individualidades, para a atribuição de prémios a 10 turmas vencedoras dos concursos levados a cabo durante o presente ano letivo.

A Câmara Municipal da Maia já vai no seu 12º ano consecutivo a enriquecer o currículo escolar dos alunos do JI e EB1 do Município da Maia porque acredita que trabalhar a saúde escolar é uma aposta na criação de gerações mais responsáveis e com mais saúde, perseguindo um objetivo bem vincado para o concelho da Maia, Um estilo de vida ativo e saudável.
Com o intuito de construir uma sociedade onde todos tenham lugar, torna-se importante desenvolver projetos que melhoram a qualidade de vida das crianças como uma mais valia à cidadania.
                

A Câmara Municipal da Maia desenvolveu no ano letivo 2016/2017, 7 projetos de Saúde Escolar:

- Projeto de Educação Alimentar: “Maia Refeições Saudáveis e sustentáveis”;

- Projeto de Prevenção Solar: “ Maia ,com o Sol no coração ”;

- Projeto de Segurança Alimentar: “Maia, de pequenino se torce o pepino”;

- Projeto de Educação alimentar : “Maia Menu saudável”

- Projeto de Educação Postural: “Maia, melhor postura mais saúde”

- Projeto de Saúde e Cidadania: “Maia amiga da dádiva de sangue”

- Projeto Prevenção Rodoviária “Maia a prevenção começa por ti”

 

Assim destaque-se as entidades parceiras:
- Faculdade Ciências de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto;
- ACES Maia/Valongo ;
- LIPOR;
- Liga Portuguesa Contra o Cancro;
- Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa;
- Instituto do Sangue e da Transplantação;
- Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria.
- Policia Municipal

O Programa Municipal de Saúde Escolar conta o  FC Porto como Embaixador do mesmo onde se pretende que as boas práticas do universo do desporto e seu desportistas sejam uma referência para as crianças do Concelho da Maia.

Numa população escolar de 7500 alunos todos os Agrupamentos EB1 e JI do Concelho, bem como os Infantários da Santa Casa da Misericórdia da Maia e Outras IPSS (Ex. ASMAN), usufruíram de um trabalho de ações de formação e sensibilização que, certamente vão melhorar a sua qualidade de vida, apostando esta Autarquia na criação de gerações mais responsáveis, capazes de fazer opções e tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, concretizando um objetivo bem vincado para a Concelho da Maia, Um estilo de vida ativo e saudável.

 
 

| Dia: 9 de junho
| Horário: 20h00
| Local: Fórum da Maia 
| Entrada: gratuita