facebook cmm youtube cmm1

O forte crescimento da taxa de motorização, decorrente da melhoria generalizada da qualidade de vida da população, associada aos crescentes processos de urbanização difusos - aos quais o sistema de transportes não consegue responder de forma eficaz satisfazendo as necessidades de mobilidade da população - tem tido como consequência a utilização massiva do transporte individual.

De facto, os actuais padrões de mobilidade - fortemente sustentados no transporte individual, e as suas consequências apontam para a necessidade de mitigar os seus efeitos negativos contribuindo assim para um desenvolvimento mais sustentável do território.

Grande parte das questões mais prementes relacionadas com o sistema de acessibilidades e transportes são essencialmente de natureza local ou regional e, como tal, necessitam de soluções desse âmbito.

Importa assim delinear uma estratégia de intervenção para o concelho da Maia que responda à necessidade de desenvolver um sistema de transportes sustentável.

Com a elaboração do Plano de Mobilidade Sustentável do concelho da maia pretende-se obter um documento estratégico de intervenção para o município em matéria de acessibilidades e gestão da mobilidade, através da definição de um conjunto de medidas operacionais que têm como objectivo a transferência modal para modos de deslocação mais sustentáveis (transportes públicos, modos suaves), ou seja, modos de transportes compatíveis com a prosperidade responsável, coesão social e defesa do meio ambiente e melhoria da eficiência energética, garantindo uma melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Em resultado de uma candidatura apresentada pelo Município da Maia  ao Eixo IV – Valorização e Qualificação do Sistema Urbano, do Programa Operacional da Região Norte do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013, a Câmara Municipal viu contemplada a candidatura para a elaboração do designado Plano de Mobilidade Sustentável do Concelho da Maia.

 

qren