Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Participação Pública

Um processo de elaboração de um plano desta natureza resulta de um esforço conjunto de articulação entre os vários sectores, tanto dos autarcas e dos órgãos de gestão local dos transportes e da mobilidade, como dos residentes.

O envolvimento da população em geral e das entidades locais é fundamental para a compreensão das necessidades de mobilidade, para a elaboração de um diagnóstico efectivo e para a concepção de uma estratégia conducente à melhoria da qualidade de vida da população e da identificação dos objectivos do Município em termos do sistema de mobilidade e transportes.

Entende-se que a participação de todos não se deve limitar à simples disponibilização de informação pelo que se sugere um conjunto alargado de actividades que visam promover uma participação efectiva e profícua, que se considera ser fulcral para o sucesso da elaboração e implementação do plano.
Em termos de participação pública prevêem-se, assim, duas tipologias de sessões distintas:

Workshops que visam envolver os actores chave locais dando-lhes a oportunidade de expressar as suas preocupações, de trocar ideias e construir soluções consensualmente;

Forúns públicos, visam envolver a população em geral, sendo destinados a todos os grupos de interessados que se venham a identificar.

Os momentos e sessões de participação previstas, encontram-se sistematizadas no quadro que se segue.

 
Sessões de Participação 
FasesSessões PrevistasCalendarizaçãoLocal
Fase I – Caracterização e Diagnóstico 1º Workshop Participativo 16 de Setembro de 2011 às 14:00 horas Auditório Tecmaia
1º Fórum participativo 16 de Setembro de 2011 às 20:30 horas Pequeno Auditório do Fórum da Maia
Fase II – Cenarização e evolução dos padrões de mobilidade 2º Workshop Participativo 20 de abril de 2012 Pequeno Auditório do Fórum da Maia
Fase III – Propostas de intervenção 3º Workshop Participativo A agendar A definir
2º Fórum participativo 18 de setembro de 2012 às 14:30 horas Pequeno Auditório do Fórum da Maia