Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

“Netzarim Palestina”| Teatro Falado (comunidade de leitores)

04 Mar
Adicionar a calendário 2021-03-04 00:00:00 2021-03-04 00:00:00 Europe/Lisbon “Netzarim Palestina”| Teatro Falado (comunidade de leitores) Evento
“Netzarim Palestina”| Teatro Falado (comunidade de leitores)
Cultura

4 de março, 19h00
Auditório Quinta da Caverneira
“Netzarim Palestina”| Teatro Falado (comunidade de leitores)
Fundo Teatral Art’Imagem/C.M.Maia

Textos do poeta palestino Mahmud Darwich, poetas árabes, autores diversos, crónicas, reportagens e notícias da imprensa, levados ao palco em 2003 numa co-produção de Teatro Art’Imagem e Teatro do Morcego- Laboratório Oficina, com dramaturgia e encenação de José Leitão.
Netzarim, local da faixa de Gaza, junto a um colonato, de grande concentração militar, onde os jovens palestinianos protestam, atirando pedras, ao exército de ocupação. Em 30 de Setembro de 2000, Jamal al-Durrah e o seu filho Mohamed, de 12 anos, foram baleados quando por ali passavam. A criança morreu encostada ao ombro do seu pai ficando gravemente ferido. Esta macabra cena foi filmada por um repórter estrangeiro e as suas imagens correram mundo. Um texto levado á cena que pretende dar a conhecer, na sua vertente artística e humana, os horrores de uma ocupação. Um povo ocupado na sua pátria é um povo a quem se pretende roubar a alma, a sua identidade.

«A todos os habitantes, da cidade velha de Nablus, vocês estão cercados por terra e ar. Rendam-se imediatamente ou dinamitamos as vossas casas.
Os homens devem sair com os braços no ar e com o tronco nu para mostrar que não carregam qualquer arma.

Último aviso a todos os habitantes da cidade velha de Nablus, vocês estão cercados por terra e por ar. Rendam-se imediatamente ou dinamitamos as vossas casas. As mulheres e as crianças devem sair juntas antes dos homens. Todos de mãos no ar.»

Gratuito.
Info e reservas: 222 084 014 I 935 309 952 I teatroartimagem@hotmail.com