Passar para o Conteúdo Principal Top
Ação Social CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

'Eu e a minha Reforma' - Projeto de Educação Financeira para Seniores

 

Cartaz

“Eu e a minha Reforma” é um projeto que resulta de uma candidatura ao Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu e é fruto de uma parceria entre a Fundação António Cupertino de Miranda e outras entidades, na qual o município da Maia é também investidor social.

É um programa que procura responder às necessidades das pessoas seniores através de estratégias que, por um lado, potenciam a literacia financeira e digital e diminuem as assimetrias de informação e conhecimentos financeiros e, por outro, capacitam para o acesso à utilização de serviços digitais.

Esta iniciativa é direcionada para a população com mais de 55 anos, arrancará no próximo dia 14 de outubro e funcionará no formato de Laboratórios com sessões presenciais e/ou por videoconferência.

Este projeto inclui:

a)      Realização de 6 edições de “Laboratórios de Literacia Financeira”. Cada edição será estruturada e dimensionada para um máximo de 25 participantes, com a duração máxima de 2 horas e 30 minutos;

b)     Visita dos participantes dos Laboratórios de Educação Financeira ao Museu do Papel Moeda, onde terão a oportunidade de ver as emissões de notas que circularam em Portugal, desde a Monarquia à República e ao Euro, sendo as despesas com a deslocação por conta do Contraente Público;

c)      Realização de Iniciativas abertas de sensibilização e informação, de partilha e debate, destinados à população sénior e público em geral, participação de representantes e agentes do sistema financeiro, reguladores, profissionais e técnicos, investigadores e académicos associados às temáticas da problemática social da iliteracia financeira, causas, efeitos pessoais e sociais, impactos e mudanças comportamentais e de atitudes, face a tendências, contextos demográficos, económico-sociais, políticos, tecnológicos;

d)     Monitorização e avaliação de impacto do Programa “Eu e a Minha Reforma”.

É um projeto de capacitação que visa a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que permitam uma tomada de decisões financeiras corretas e informadas, a melhoria da capacidade de avaliação de riscos, de prevenção de situações de fraude e burla, bem como de outras situações que podem comprometer a sustentabilidade financeira e prejudicar seriamente o bem-estar e a qualidade de vida de cada um, com custos familiares e sociais.

A par da capacitação financeira, os participantes terão oportunidade de desenvolver competências digitais, que lhes permitam beneficiar das “facilidades” de utilização dos serviços digitais, nomeadamente ao nível dos serviços financeiros, ao dispor de todos os Cidadãos.

As inscrições são gratuitas, e todos os interessados em integrar o novo grupo de formação, deverão preencher a ficha de inscrição e envia-lá através do email: dds.cristina@cm-maia.pt

 

Consulte:

Flyer

Ficha de Inscrição

 

Visualize vídeo:https://youtu.be/cPKU2BKJHLI

 

Testemunhos:

EueaMinhaReforma-testemunho1

EueaMinhaReforma-testemunho2

EueaMinhaReforma-testemunho3