Passar para o Conteúdo Principal Top
Desporto CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Press Release

ALENA KOVACKOVA E TIMOFEI DEREPASKO SÃO OS CAMPEÕES


Terminou hoje mais uma edição da Taça Internacional Maia Jovem, a 27.ª, no caso, e com dois tenistas a conseguirem entrar no grupo restrito de campeões.
Assim, a prova masculina foi ganha pelo russo Timofei Derepasko, num encontro equilibrado, como seria de esperar pelo que ambos os jogadores demonstraram ao longo de toda a semana. Derepasko foi mais forte no primeiro set, que venceu por 6-4, mas, na segunda partida, o sueco Hede mostrou o porquê de ter sido tão regular e empatou o duelo a um set, fechando por 6-3.
No terceiro e decisivo parcial, Derepasko entrou mais forte, chegou a liderar por 5-2, mas, imbuído no mesmo espírito resiliente que lhe é característico, o sueco regressou ao jogo, mas acabou por perder em detalhes, com Derepasko a fechar o encontro por 7-5.
A competição feminina foi ganha pela checa Alena Kovackova que defrontou e venceu numa final disputada a sua compatriota Laura Samsonova, em três sets, pelos parciais de 7-5, 1-6 e 6-4.
Muito consistente em todo o encontro, particularmente no primeiro e terceiro parciais, Kovackova aproveitou um momento de desconcentração da sua adversária na terceira partida, na qual acabou por fechar o encontro a seu favor.
Na final de pares, o título foi para a dupla composta pelo neozelandês Jamie Mackenzie e o alemão Max Schoenhaus que venceram o húngaro Kolos Kincses e o sueco Willian Rejchtman Vinciguerra, por 6-3 e 6-2.
Foi das mãos do Presidente da Câmara Municipal da Maia, Manuel da Silva Tiago, do Vereador Paulo Ramalho, do diretor da prova, João Maio, do representante da Federação Portuguesa de Ténis, Pedro Lobão, e do Gestor do Complexo Municipal de Ténis da Maia, Arcílio Santos, dos diretores Juan Couto e Paulo Queirós que os vencedores e finalistas receberam os prémios.
Para além disso, foi reconhecido o trabalho do supervisor ITF, o francês Phillipe Gros, e do adjunto, o português Paulo Cardoso, com uma lembrança por parte da organização.
Abaixo as fotos dos campeões, a checa Alena Kovackova, o russo Timofei Derepasko bem como os campeões de pares.

  • Campeoes pares
    Neozelandês Jamie Mackenzie e o alemão Max Schoenhaus
  • IMG_4428
    Alena Kovackova
  • IMG_4438
    Campeões
  • IMG_4442
    Timofei Derepasko e Alena Kovackova
  • Dia 3

    PORTUGUESES EM BOM PLANO NO ARRANQUE DO QUADRO PRINCIPAL

    No dia em que se começaram a disputar os quadros principais da XVII.ª edição da Taça Internacional Maia Jovem, o destaque vai inteiramente para a boa prestação dos representantes lusos.

    Assim, Salvador Monteiro, (a jogar em casa, já que treina diariamente na Escola de Ténis da Maia), começou menos bem mas terminou melhor o seu duelo ante o checo Sebastian Chodura, vencendo o seu oponente por 2-6, 6-3 e 6-1.

    Igualmente em frente segue Martim Bernardo. O tenista portuense foi superior ao espanhol Eudald Gonzalez derrotando o catalão por 6-0, 1-6 e 6-2. O seu parceiro de treino, Rodrigo Cruz, também foi bem sucedido, superando o lituano Kristijonas Milasaukas, por 6-3 e 6-0.

    Na prova feminina, destaque para Carolina Correia, Filipa Alves, Constança Catalão e Bárbara Brito, que conseguiram desembaraçar-se das suas adversárias, todas elas espanholas. A bracarense Carolina Correia venceu Alexia Araujo (6-3 e 6-1), Filipa Alves foi mais forte que Abril Sobrado Ausin (6-0 e 6-0), Constança Catalão deixou pelo caminho Carlota Cascallar (6-4 e 6-3), e, finalmente, a algarvia Bárbara Brito foi claramente superior a Ariadna Lucio (6-2 e 6-0).

    O russo Timofei Derepasko, primeiro cabeça-de-série e 3.º do ranking, deu mostras de ter armas para prosseguir a sua caminhada rumo ao circuito profissional, e, na sua estreia na terra batida da Maia, superou o português Gonçalo Quintela, que bateu em dois sets, pelos parciais de 6-4 e 6-1. Os seus compatriotas Egor Gorin e Egor Pleshivtsev, segundo e terceiros pré-designados respetivamente, também venceram, com Gorin a ser mais eficaz que o português Tomás Martins (6-2 e 6-0) e Pleshivtesev a levar de vencida o lisboeta Jorge Vanine (6-0 e 6-4).

    Acompanhe diariamente tudo sobre a XXVII. ª Taça Internacional Maia Jovem nas redes sociais:

    Facebook - https://www.facebook.com/maiadesporto

    Instagram - https://www.instagram.com/maiacidadedodesporto/

    Assista em direto aos encontros diariamente através do link:

    https://www.cm-maia.pt/desporto/maia-jovem/livestreaming

     

    Martim Bernardo

  • Dia 4

    JOÃO DINIS SILVA E ANGELINA VOLOSHCHUK NA SEGUNDA RONDA

    Os atuais campeões nacionais do escalão SUB 14, João Dinis Silva e Angelina Voloshchuk, entraram da melhor maneira na XVII.ª edição da Taça Internacional Maia Jovem, com o maiato a bater o equatoriano Tito Chavez, por 6-4 e 6-2, ao passo que a tenista de Alverca foi superior a Isabella Walker, derrotando a britânica por 6-2 e 6-3.

    Nos restantes duelos em que participaram jogadores portugueses, Rodrigo Duarte, também da ET Maia, ofereceu uma excelente réplica ao alemão Lieven Mietusch, 20.º do ranking, chegou mesmo a vencer o primeiro set por 6-3, mas acabou por ceder fruto da inexperiência nos restantes por 6-0 e 6-3. Gonçalo Castro, Gustavo Oliveira, Rodrigo Leal e João Lopes também não “sobreviveram”, com Castro a ser ultrapassado pelo russo Shchebakov (6-4 e 6-2), Oliveira a perder para o brasileiro Pedro Henrique Chabalgoity (6-3 e 6-4), e, por último, o francês Romain Andres deixou pelo caminho Leal (6-2 e 6-2), enquanto João Lopes, que esteve por cima no duelo com Timothy Bezar, acabou por desperdiçar a vantagem perdendo com o austríaco a vencer por 3-6, 6-3 e 6-4.

    Em frente seguem os favoritos Justin Engel, da Alemanha, quarto cabeça-de-série, superior, pelo menos no encontro de hoje, ao romeno Matei Todoran (6-1 e 6-4), o turco Karem Yilmaz, venceu o búlgaro Ivan Monov, por 6-1 e 6-0. Pelo caminho ficou o Jacopo Vasami, sexto favorito. O italiano perdeu para o húngaro Rares Teodor Pieleanu, por 6-4 e 7-5.

    Na competição feminina, nos encontros que faltavam disputar da primeira ronda, Odeta Panasa, da Letónia, superou a portuguesa Adélia da Costa (6-0 e 6-0) e Celia Anson Sanchez, de Espanha, venceu a também lusa, Patricia Gui, por 1-6, 6-4 e 6-2.

    Acompanhe diariamente tudo sobre a XXVII. ª Taça Internacional Maia Jovem nas redes sociais:

    Facebook - https://www.facebook.com/maiadesporto

    Instagram - https://www.instagram.com/maiacidadedodesporto

    Assista em direto aos encontros diariamente através do link:

    https://www.cm-maia.pt/desporto/maia-jovem/livestreaming

     

    Em baixo as fotos do equatoriano Tito Chavez, da portuguesa Analu Freitas

     

    • Tito Chavez
    • Analu Freitas
  • Dia 5

    FAVORITOS COMEÇAM A DEFINIR POSIÇÕES NO DIA DO ADEUS PORTUGUÊS


    Chegamos ao momento em que vamos conhecer os principais candidatos ao título. Na competição masculina, apesar de ter tentado, João Dinis Silva, o último dos resistentes lusos, ficou pelo caminho depois de ser eliminado pelo russo Timofei Derepasko, com o maiato a oferecer bastante réplica, particularmente no primeiro set, que acabou por ceder por 7-5, mas onde se bateu de igual para igual com o atual n.3 do ranking Tennis Europe.

    Nos restantes encontros dos oitavos-de-final, o russo Egor Pleshivtsev, terceiro cabeça-de-série, foi obrigado a disputar três sets para levar de vencida Paolo Angeli, da Eslovénia, conseguindo-o por 3-6, 6-3 e 6-1, ao mesmo tempo que o alemão Max Schoenhaus deu o máximo para superar o talentoso esquerdino búlgaro, Alexander Vasilev, por 7-5 e 7-6 (5).

    O húngaro Kolos Kincses também avançou no quadro, graças ao triunfo sobre o alemão Lieven Mietusch, por 6-3 e 7-5, o croata Duje Markovina bateu com dificuldades o romeno Pieleanu, por 4-6, 7-6 (4) e 7-5, o alemão Justin Engelm quarto favorito, ultrapassou o polaco Lewandowski, igualmente em três sets, por 6-4, 6-7 (5) e 6-3, e, finalmente, o sueco Ludvig Hede foi mais forte que o turco Karem Yilmaz, por 6-3 e 6-1. (nesta altura ainda decorre o derradeiro embate dos oitavos-de-final entre o norte-americano Carel Ngounoue e o germânico Sickenberger.

    Nas “meninas”, a portuguesa Lena Couto resistiu o que pôde ante a checa Forejtkova, perdendo por 7-5 e 6-4, marcando encontro nos quartos-de-final com a romena Eva Maria Ionescu, segunda cabeça-de-série, que bateu Odeta Panasa, da Letónia, por 6-3 e 6-2. Numa prova com clara preponderância para tenistas do leste europeu, Alena Kovackova (Rép. Checa), Melinda Biro (Hungria), Dora Miskovic (Croácia), Laura Samsonova (Rép. Checa) e Ksenia Smirnova (Rússia) são as restantes jogadoras que lograram atingir os quartos-de-final. A “outsider” é a britânica Allegra Korpanec Davies.

    Acompanhe diariamente tudo sobre a XXVII. ª Taça Internacional Maia Jovem nas redes sociais:

    Facebook - https://www.facebook.com/maiadesporto

    Instagram - https://www.instagram.com/maiacidadedodesporto

    Assista em direto aos encontros diariamente através do link:

    https://www.cm-maia.pt/desporto/maia-jovem/livestreaming

    Segue as fotos dos portugueses Lena Couto e João Dinis Silva.

    • Lena Couto
    • Joao Dinis Silva