Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Agenda Cultural_fim de semana

10 a 15 Ago
Adicionar a calendário 2022-08-10 00:00:00 2022-08-15 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

AGENDA CULTURAL FIM DE SEMANA

A semana passada ficamos a conhecer o programa da quarta edição do Maia Blues Fest, 16 a 18 de setembro, as datas do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia, 7 a 16 de outubro, e o regresso “a casa” de Miguel Araújo que no dia 8 de setembro subirá ao palco do Grande Auditório do Fórum da Maia, desta vez para contar algumas histórias do seu percurso profissional e para interpretar alguns dos seus temas musicais, numa sessão do “Conta-me Histórias”. Esta semana temos mais novidades. Já é conhecido o programa do Festival de Música Folk da Maia que terá lugar a 23 e 24 de setembro no Parque da Cidade Desportiva da Maia; e para assinalar o Dia Mundial da Música, 1 de outubro, o concerto “Quem te viu, Quem te vê” – homenagem a Chico Buarque. O fim de verão e principio de outono promete no palco de todas as emoções, o Fórum da Maia.

Mas enquanto não chegas essa emoções, as ofertas culturais não param na Maia. No Fórum da Maia, por exemplo, pode visitar a exposição “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS - REVELAÇÃO II - POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO”. Nesta exposição afirma-se o carácter fortemente experimentalista de Abílio-José Santos, enriquecido pelos diálogos (honestos, referentes, ávidos, e sempre críticos) consigo próprio e com os acontecimentos da cena artística balizada entre os anos 60 e o início dos anos 90 em Portugal e no mundo.

No Museu e em família pode visitar três exposições e participar na Oficina "A arte na pré-história", com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.

Na Biblioteca a exposição “A Filatelia na Maia”. A Filatelia excede em muito o vulgar colecionismo, ao permitir a afirmação e divulgação das múltiplas culturas do mundo e ao promover o intercâmbio e a aproximação dos povos.
Aqui ficamos a conhecer um pouco da história dos correios na Maia, no sempre surpreendente “mundo” dos selos e postais.

Bom fim de semana…

FÓRUM DA MAIA

Até 23 de outubro
Exposição
ABÍLIO-JOSÉ SANTOS
REVELAÇÃO II POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO

A exposição “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS - REVELAÇÃO II - POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO”, está patente no Fórum da Maia até 23 de outubro.
Nesta exposição afirma-se o carácter fortemente experimentalista de Abílio-José Santos, enriquecido pelos diálogos (honestos, referentes, ávidos, e sempre críticos) consigo próprio e com os acontecimentos da cena artística balizada entre os anos 60 e o início dos anos 90 em Portugal e no mundo. As obras revelam-se em ecossistemas próprios, intrinsecamente relacionados e que parecem ter sempre na origem a palavra, quer na sua condição semântica quer advinda do corpo, do gesto da escrita, do desenho, enquanto meio e matéria de trabalho.

Jardim Comunitário do Fórum da Maia

O “Jardim Comunitário do Fórum da Maia” é um espaço desenhado especialmente para si e para toda a nossa comunidade, projetado não só para apreciação estética, mas também, simultaneamente e essencialmente, para o incentivo de práticas ambientais sustentáveis, traduzidas em ações desenvolvidas no âmbito de uma sensibilização cultural firmada na educação e responsabilização ambiental.
Junte-se a nós, saiba como aqui: https://bit.ly/3xoY23N

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

8 a 27 de agosto
Exposição
“A Filatelia na Maia”

A Filatelia excede em muito o vulgar colecionismo, ao permitir a afirmação e divulgação das múltiplas culturas do mundo e ao promover o intercâmbio e a aproximação dos povos.
Aqui ficamos a conhecer um pouco da história dos correios na Maia, no sempre surpreendente “mundo” dos selos e postais.
Gratuito
Segunda a sexta: 09h00 – 12h30 l 14h00 – 17h30

QUINTA DA CAVERNEIRA

Até 30 de dezembro
Exposição
"Fazer a Festa – Ecos na Comunicação Social"

Desde a sua primeira edição, o Fazer a Festa – Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude, teve uma grande cobertura por parte dos jornais do Porto e nacionais, tendo nestas 40 edições um robusto cliping de mais de 300 notícias.
Esta exposição pretende revelar o Fazer a Festa através de vários elementos da Comunicação Social: notícias de jornais, reportagens televisivas, etc., a sua receção e o olhar jornalístico.
Gratuito
Curadoria: José Maia
Segunda a sexta-feira, 09h00 – 12h30 I 14h00 – 17h30

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Até 31 de agosto
Exposição “A Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)”

A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação.
Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.
A ligação de Caldevilla à Empreza do Bolhão.
Através de importantes apoios bancários funda no Porto uma empresa, a Propagandas Caldevilla na Rua 31 de Janeiro, e depois em 1916, a Raul de Caldevilla & Cia. Lda na Rua Formosa, que ficará conhecida por Caldevilla Film.
São seus sócios Eduardo Kendall, João Manuel Lopes de Oliveira e António de Oliveira Cálem. A partir do Porto, vai criar e produzir cartazes de grande formato para publicidade exterior para todo o país, sob a sigla ETP. Sucede-se a Empresa Técnica Publicitaria Film Gráfica Caldevilla, onde esteve como gerente da firma até 1923. Em rutura com os sócios da empresa, abandona a sociedade e esta transforma-se em Empreza do Bolhão.
Grande parte deste espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão pode agora ser visto nesta exposição. De valor histórico e gráfico único no país, esta coleção da Empreza do Bolhão, da Litografia Nacional e de outras gráficas são um manancial de informação sobre design, grafismo e processos de produção. Composta por uma diversidade de cartazes, rótulos, postais, catálogos, quadros, livros, bibliografia diversa, maquinaria, móveis, bustos, esta coleção ilustra, de forma significativa, a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.

Até 31 de agosto
A Arqueologia na Maia
Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Até 30 de dezembro de 20022
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições
Tel. (+351) 229.871144
museu@cm-maia.pt

Até 31 de agosto
Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

Até 31 de agosto
Exposição Permanente “Arqueologia na Maia”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local com recurso à exposição, documentação e exploração de materiais arqueológicos exumados no concelho da Maia, sensibilizando a comunidade para o património arqueológico, pelo acesso regular ao mesmo.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

BREVEMENTE:

27 e 28 de agosto
Museu de História e Etnologia da Terra da Maia
Feira das Cebolas

8 de setembro
Grande Auditório do Fórum da Maia
“Conta-me Histórias”, com Miguel Araújo

16 a 18 de setembro
Auditório Exterior do Fórum da Maia
Maia Blues Fest

23 e 24 de setembro
Parque da Cidade Desportiva da Maia
Festival de Música Folk da Maia

7 a 16 de outubro
Fórum da Maia
XXVI Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia

Bom fim de semana.