Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Agenda Cultural_fim de semana

25 a 29 Nov
Adicionar a calendário 2021-11-25 00:00:00 2021-11-29 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

WORKSHOPS BAZE E NA BIBLIOTECA, NUM FIM DE SEMANA COM CINEMA E MUITO MAIS…, NA MAIA

Enquanto as galerias do Fórum da Maia já se preparam para receber a edição 11 da UIVO – Mostra de Ilustração da Maia, o Pelouro da Educação promove no Grande Auditório a XII Gala da Educação, uma cerimónia que pretende homenagear os alunos que se distinguiram pelo seu mérito e excelência escolar. O interessante projeto BaZe que durante semanas andamos a informar sobre as formas de inscrição passa à prática este fim de semana com os workshops “Constrói o teu Mundo em Cartão” e “Costura em Ponto”. Na Biblioteca o fim de semana será bem preenchido com atividades para todos os gostos e todas as idades, desde encontro com escritores, workshops temáticos, hora do conto, conferência e apresentação de um livro.
O Museu continua a exibir a pedagógica exposição sobre os 500 anos do Foral da Maia, enquanto no centro Comercial Maia Jardim continua até Domingo a exposição “Uma Maiata por África”.
O Cineclube da Maia exibe no Venepor, "O Fim do Mundo", de Basil da Cunha. Após oito anos numa casa de correção, Spira regressa à Reboleira, um bairro de lata que está a ser destruído, nos arredores de Lisboa. Spira é bem-recebido pelos amigos e familiares, mas Kikas, um velho traficante do bairro, fá-lo perceber que não é bem-vindo.

FÓRUM DA MAIA

26 de novembro, 21h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
XII GALA DA EDUCAÇÃO
O Município da Maia promove a XII Gala da Educação.
No próximo dia 26 de novembro, às 21h00, o Grande Auditório do Fórum da Maia acolhe a XII Gala da Educação, uma cerimónia que pretende homenagear os alunos que se distinguiram pelo seu mérito e excelência escolar.
O evento constitui um momento de distinção pelo esforço e envolvimento na vida escolar e académica dos alunos da rede pública, privada e profissional do concelho, abrangendo todos os níveis de ensino desde o 1ºciclo até ao ensino superior. A ocasião contará com diferentes atuações de convidados nas áreas da dança, música, ginástica e magia.
Maia – Juntos pela Educação.

27 de novembro de 2021, 10H30-12H30
Galeria 4 do Fórum da Maia
Workshop
Constrói o teu Mundo em Cartão

No seguimento das iniciativas inseridas no projeto BaZe – Living Lab Maia, realiza-se no próximo sábado, 27 de novembro, às 10h30, o workshop “Constrói o teu mundo em cartão”, no BaZe Oficina - Fab Lab Maia instalado na Galeria 4 do Fórum da Maia.
Neste workshop, pensado para os mais novos, usando e reutilizando cartão, com poucas ferramentas e muita imaginação, iremos criar novos mundos.
O Cartão é um material fantástico! Altamente adaptável e versátil, vamos descobrir o que com ele podemos construir, ilustrar e que mundos podemos explorar.
As inscrições podem ser feitas aqui https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd7VdIxZDM1alipgYrchJmLIRZypL8l8ctozUvHZlC5bUs6eA/viewform ou através de baze.oficina@cm-maia.pt. A participação no workshop é gratuita, vagas limitadas.
Adota a mentalidade Maker e vem dar asas à imaginação!
BaZe - Juntos construímos futuro sustentável.
Gratuito.
Público: Famílias, crianças e jovens dos 6 aos 16 anos.
Contactos: baze.oficina@cm-maia.pt, 930417045.

28 de novembro de 2021, 10h00-12h30
Galeria 4 do Fórum da Maia
Workshop
Costura em Ponto

Realizar-se-á no próximo domingo, 28 de novembro, das 10h00 às 12h30, o workshop “Costura em Ponto”, no BaZe Oficina - Fab Lab Maia instalado na Galeria 4 do Fórum da Maia.
Costura em Ponto, atividade inserida no âmbito do BaZe - Living Lab Maia, projeto desenvolvido pela Câmara Municipal da Maia com o apoio do Fundo Ambiental, pretende ser uma atividade para todos os aficionados pelo corte e costura, desde os iniciantes até aos mais experientes.
Nesta sessão, iremos viajar pelo mundo das máquinas de costura, linhas, agulhas e tecidos. Reutilizando materiais vamos criar uma peça personalizada, ao seu gosto, para utilizar no seu dia-a-dia.
As inscrições podem ser feitas aqui ou através de baze.oficina@cm-maia.pt. A participação no workshop é gratuita, vagas limitadas.
BaZe - Juntos construímos futuro sustentável.
Gratuito.
Pré-requisitos: Para esta atividade os participantes devem trazer máquina de costura e alfinetes, assim como peças de vestuário antigas (jeans, camisas, etc.) que entendam reaproveitar.
Público: Adultos.
Informações:
Local: BaZe Oficina - Fab Lab Maia - Galeria 4 do Fórum da Maia
Endereço: Rua Engenheiro Duarte Pacheco, n.º 131, 4470-174 Maia
Tipo de atividade: Workshop Presencial
Nível: Introdutório
Professor/Formador: AACM - Associação Artes Criativas da Maia
Contactos: baze.oficina@cm-maia.pt, 930417045

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

26 de novembro, 21h00
Biblioteca Municipal da Maia
Encontro com Autor
Encontro com a escritora Isabel Rio Novo

A Biblioteca Municipal Maia, através da sua Comunidade de Leitores, promove o encontro com a escritora Isabel Rio Novo em torno do seu livro “Rua de Paris em dia de chuva”. O encontro constitui uma oportunidade de dar a conhecer a escritora e as suas obras ao público maiato em geral.
Gratuito
Informações e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

27 de novembro, 15h30
Biblioteca Municipal da Maia
Oficina
Territórios do Brincar – Presépios

A Biblioteca Municipal da Maia promove um conjunto de oficinas intituladas “Territórios do brincar”, brincar em qualquer idade, no coletivo e em harmonia. Esta oficina inclui a narração de um conto e a construção de presépios com bonecos de lã.
Gratuito
Informações e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

27 de novembro, 11h30
Biblioteca Municipal da Maia
Espetáculo
“Histórias Fiadas”

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Gratuito
Informações e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

27 de novembro, 16h00
Biblioteca Municipal da Maia
Conferência
D. Manuel I: um rei em tempos de mudança

No ano em que evoca o quinto centenário da morte do rei D. Manuel I, revistamos esta figura real, no intuito de melhor compreender quem foi esta figura, apelidada de ‘o venturoso’, bem como aferir qual a sua ação e importância no quadro político português (e europeu) da época.
Gratuito
Informações e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

28 de novembro, 16h00
Biblioteca Municipal da Maia
Encontro com o Escritor
Apresentação do livro “Arte e sagrado na Escultura do Mestre Ilídio Fontes", de José Melo

A ideia central que orientou a elaboração da temática do livro – "Arte e Sagrado na Escultura do Mestre Ilídio Fontes"-, foi a de realçar a identidade da Escultura como uma das Belas Artes, e em particular a de carácter religioso, sem subverter a sua criatividade e inovação, mas sobremaneira reforçar uma tese fundamental que nada possui de extraordinário, mas é, com muita frequência, secundarizada. Pode uma obra escultórica configurar uma aparência fenoménica assente na laicidade, dialogando com outras formas de expressão cultural, por exemplo as religiões, sem se desvirtuar, tal como a maioria da chamada música clássica “consumida” por ouvintes que a assumem como um “alimento” espiritual? Que responderia a esta problemática o Cardeal Gianfranço Ravasi ou J. Tolentino de Mendonça, naquele conceito a que chamaram o “átrio dos gentios”? No contexto de uma grande efervescência criativa da Arquitetura religiosa contemporânea (veja-se apenas o exemplo da Basílica da Santíssima Trindade em Fátima, a Igreja de Santa Maria do Marco de Canaveses, A Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Lagares, Felgueiras, ou a cripta da Igreja de Rio Tinto), pareceu muito paradoxal e estranho que a Estatuária e as Imagens religiosas se mantivessem numa linguagem plástica, estético-artística, demasiado academistas ou “clássicas”, como se os verdadeiros criadores de imagens devessem ser “apenas e só” os chamados Santeiros, sem menosprezo pela qualidade de muitos. Foi esta temática que orientou a elaboração do texto, cujo contexto pictórico e gráfico é da exclusiva competência de Mestre Ilídio Fontes que quis, de modo singular, exprimir a dimensão pedagógica da sua obra, incluindo no livro esquissos, desenhos, ensaios, por forma a realçar o trabalho de elaboração mental (e manual obviamente), da atividade de um artista que continua, aos 83 anos, a executar diariamente, no seu ateliê, aquilo que acabou por ser a sua vocação. O livro “passeia-se” por entre uma plêiade de autores contemporâneos, selecionando apenas alguns, problematizando a dimensão maioritariamente cristã/católica do Património Artístico nacional.
Deve ainda evidenciar-se a excelente qualidade da Antropogénese da Cultura do Prefácio, desenvolvida pelo Prof. Dr. Levi António Duarte Malho, professor emérito da Faculdade de Letras da U.P.. O Posfácio, que o autor titulou “A Senhora do Encontro”, é da autoria de um Professor Aposentado da Escola EB 2/3 de Rio Tinto, durante muitos anos e foi o primeiro Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Calvário do Cerco do Porto, o Dr. João Alves Dias.

Gratuito
Até 30 de novembro
Hora do conto
“CONTOS CONTIGO CONTO”
Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças.
Para os mais pequenos, o livro “Irmãos” de Rocio Bonilla, e para os maiores, “Onde está a lua?”, de Jordi Amenós e Albert Arrayás.
Duração: 20m
Gratuito
Informações e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Até 27 de novembro
Biblioteca Municipal da Maia
Exposição
“100 anos de Paulo Freire: a ética na educação”
Em 2021 celebra-se o centenário do maior pedagogo de língua portuguesa, de seu nome Paulo Freire. Esta exposição tem por isso o objetivo de o dar a conhecer a um público mais vasto ao mesmo tempo que enquadra a evocação do Dia Internacional da Filosofia.
Horário: segunda das 18h00 às 23h00 / terça a sexta das 09h30 às 23h00 / sábado das 09h30 às 22h30
Gratuito

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Até 30 de dezembro de 2021
Museu de História e Etnologia da Terra da Maia
Exposição “500 Anos do Foral da Maia”

Está patente no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia até dezembro de 2021, a exposição que assinala os 500 Anos do Foral da Maia.
Um Foral é, sem sombra de dúvida, um dos documentos mais importantes, na definição da identidade de um território.
Outorgaram-se forais desde antes da independência de Portugal, ora por razões de defesa, ora para incentivar o povoamento, ora para reorganizar o território.
Séculos passados, no final do reinado de D. João II, avolumam-se queixas que levariam a uma profunda reforma dos forais levada a cabo por D. Manuel I. O foral da Maia está entre os muitos que D. Manuel concedeu.
Neste ano em que se assinalam os 500 anos da outorga do foral da Maia, entende a Câmara Municipal disponibilizar ao público uma exposição de longa duração (até 2021) sobre esta temática.
Esta exposição pretende levar o visitante numa viagem no tempo, desde o século XI até ao século XVI, contando a história dos forais e, particularmente, do foral da Maia, mas também a história do território maiato e das suas gentes.

Horários de visita:
Terça-feira a sábado, 09h00 – 12h30 I 14h00 – 17h30
Gratuito

TECMAIA

Até 31 de dezembro
Piso 1 do TecMaia
A MAIA POR ALFREDO CUNHA EM EXPOSIÇÃO NO TECMAIA

A exposição “O Livro da Maia – 2021” – Alfredo Cunha, depois das Galerias do Fórum da Maia, tem agora alguns trabalhos expostos no piso 1 do Edifício TECMAIA. com entrada gratuita, até 31 de dezembro.

"Uma narrativa, um testemunho multifacetado, que autor-fotógrafo-artista teve toda a liberdade em construir e que resulta do seu génio, sensibilidade, inteligência, técnica e talento", destaca Mário Nuno Neves, vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia.

É um “olhar para dentro” protagonizado por “alguém de fora”, despido de qualquer preconceito ou guião prévio. "Surpreendente para todos os que são de fora (como o autor é) e folhearão este livro e sobretudo surpreendente para todos os que sendo de dentro, nunca viram o dentro a que pertencem com esta perspetiva".

CENTRO COMERCIAL MAIA JARDIM

Até 28 de novembro
Centro Comercial Maia Jardim
Exposição “Uma maiata por África”

Conheça a história de Cristina Sousa, uma maiata que desde cedo sentiu em si uma vontade de ajudar o outro e poder contribuir para um mundo melhor e mais justo. Inserida no espírito de missão, partiu para África como leiga missionária comboniana e realizou trabalho de apoio a uma comunidade em especial, o povo Pigmeu, na República Centro Africana. Através das suas palavras e fotografias ficamos com uma noção do seu dia-a-dia, da educação, dos cuidados de saúde e vivência na religião.
Entrada Gratuita
ABERTA AO PÚBLICO: segunda a domingo: 08h00 – 23h00
CONTACTOS: 22 940 86 43 | infocultura@cm-maia.pt
FÓRUM DA MAIA | GABINETE DE HISTÓRIA

AUDITÓRIO MUNICIPAL VENEPOR

Sábado, 27 de novembro, 21h30
Auditório Municipal Venepor
Cineclube da Maia
"O Fim do Mundo", de Basil da Cunha

Após oito anos numa casa de correção, Spira regressa à Reboleira, um bairro de lata que está a ser destruído, nos arredores de Lisboa. Spira é bem-recebido pelos amigos e familiares, mas Kikas, um velho traficante do bairro, fá-lo perceber que não é bem-vindo.
Seleccionado para competir no Festival de Locarno (Suíça), um filme dramático escrito e realizado pelo luso-suíço Basil da Cunha (“Até Ver a Luz”) que, na edição de 2020 do Festival IndieLisboa arrecadou os prémios Melhor Longa-Metragem Portuguesa e Árvore da Vida. No elenco encontramos um grupo de actores não-profissionais: Michel David Pires Spencer, Lara Cristina Cardoso, Marco Joel Fernandes e Alexandre Da Costa Fonseca, entre outros.

2020 | PORTUGAL, SUIÇA | 1H 45min | M16 | DRAMA
27 de novembro de 2021 às 21h30

Bilhete normal 3,50€
Bilhete associado 1,40€
Bilhete estudante 3,00€

BREVEMENTE

MATER 17
Mais info: https://bit.ly/3nOUwu0

UIVO 11 – Mostra de Ilustração da Maia
Mais info: https://bit.ly/3HVs1Tt

Canto XXV - Concerto de 25 anos d'Os Lusíadas
Mais info: https://bit.ly/3r9bhCs