Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Exposição - Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha

10 a 31 Jan
Adicionar a calendário 2023-01-10 00:00:00 2023-01-31 00:00:00 Europe/Lisbon Exposição - Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha Evento
Exposição - Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha
Cultura

Exposição

Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha 2022 - Exposição de Projetos

Fórum da Maia

10 – 31 JAN.

No seguimento da 1.ª Edição do Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha, a Câmara Municipal da Maia promove, de 10 a 31 de janeiro, no Fórum da Maia, a exposição de projetos das candidaturas admitidas.

Organizado pela APJAR - Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha, com o apoio da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte, o Prémio, não pecuniário, de iniciativa autárquica e com periodicidade bienal, destina-se à valorização, reconhecimento e promoção de Edificações e Espaços Públicos, localizados no Município da Maia, que se destaquem não só pela sua qualidade arquitetónica e urbanística, mas sobretudo pela sua função social, cultural e inserção urbana, sendo dado por isso relevância ao período pós-construção e à capacidade de resposta demonstrada pela obra ao propósito que presidiu à encomenda.

A Câmara Municipal da Maia atribuiu o nome do arquiteto João Álvaro Rocha (1959 - 2014) ao Prémio Municipal de Arquitectura como reconhecimento do seu trabalho em prol da qualidade da arquitetura e do urbanismo, uma parte significativa realizada no concelho da Maia, e com o objetivo da integridade e autenticidade da sua obra servir como referência ao Prémio.

Os resultados desta 1.ª Edição serão anunciados no ato de inauguração da exposição dos trabalhos, na Galeria D. Manuel II do Fórum da Maia, que contará com uma conversa com o júri constituído pelo engenheiro António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia; pelos arquitetos José Gigante, em representação da APJAR; Teresa Fonseca, designada pela Ordem dos Arquitectos; José Miguel Rodrigues e pelo curador José Maia, pela Câmara Municipal da Maia.

Visitável de terça a domingo, das 10h00 às 22h00

Entrada livre

Informações disponíveis em pma.joaoalvarorocha.pt, e nos sites da Câmara Municipal da Maia e da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos.

Programação

Exposição

“Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha 2022 - Exposição de Projetos”

Fórum da Maia

10 a 31 de janeiro

Exposição de projetos das candidaturas admitidas no âmbito da primeira edição do Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha. Os resultados desta 1.ª Edição serão anunciados no ato de inauguração da exposição dos trabalhos, na Galeria D. Manuel II do Fórum da Maia, que contará com uma conversa com o júri constituído pelo engenheiro António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia; pelos arquitetos José Gigante, em representação da APJAR; Teresa Fonseca, designada pela Ordem dos Arquitectos; José Miguel Rodrigues e pelo curador José Maia, pela Câmara Municipal da Maia.

Serviço Educativo

Paralelamente à exposição será apresentado um projeto de serviço educativo desenvolvido com intuito de promover uma aproximação entre a comunidade e a Arquitetura, enquanto forma de expressão.

Oficinas

“Uma Casa.”

Nesta oficina desenvolvida para famílias e para a comunidade escolar (pré-escolar e ensino básico), procuraremos explorar o desenho interior das habitações desafiando a criatividade dos nossos construtores. Cada grupo criará uma divisão da casa e, no final, combinaremos os trabalhos realizados para juntos construirmos a nossa singular criação.

Oficinas para famílias

15 de janeiro

11h00 – 12h30

Fórum da Maia

Famílias, crianças dos 4 aos 12 anos

Oficinas para escolas

10 a 31 de janeiro, de segunda a sexta (exceto quartas e quintas à tarde)

11h00 - 12h30 / 15h00 - 16h30

Fórum da Maia

Crianças dos 4 aos 12 anos

“O Júri.”

Saber analisar arquitetura. Tomar consciência da qualidade do desenho e do pormenor, da adaptação do projeto ao programa, são alguns dos objetivos desta atividade desenvolvida para o público escolar (ensino secundário). Na oficina “O Júri.”, por um dia, experienciaremos como será definir critérios e avaliar, segundo os mesmos, um concurso de arquitetura.

Oficinas para escolas

10 a 31 de janeiro, de segunda a sexta (exceto quartas e quintas à tarde)

11h00 - 12h30 / 15h00 - 16h30

Fórum da Maia

Estudantes dos 14 aos 18 anos

Inscrições

As atividades do serviço educativo são gratuitas, mediante inscrição prévia através do email apjar@joaoalvarorocha.pt, com mínimo de uma semana de antecedência.

Atividades sujeitas a número mínimo e máximo de participantes.

Ficha Técnica

Promotor

Câmara Municipal da Maia

Pelouro da Cultura

Organização

Cristina Emília Silva

APJAR - Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha

Apoio

Ordem dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Coordenação Geral

Mário Nuno Neves

Vereador do Pelouro da Cultura

Coordenação Executiva

Sofia Barreiros

Chefe da Divisão da Cultura

Design Gráfico

Studio Waba

Serviço Educativo

Joana Rocha e Cristina Emília Silva

APJAR - Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha

Serviço Educativo do Fórum da Maia

Produção

APJAR - Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha

Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia