7950
Institucional6595
Notícias5300
Agenda: próximos eventos3483
Câmara Municipal5388
Assembleia Municipal8110
Apoio ao Consumidor7575
Recursos Humanos4979
Polícia Municipal7583
Proteção Civil9728
Provedor dos Munícipes2356
Energia e Mobilidade9437
Planeamento7299
Reabilitação Urbana6102
Relações Internacionais8029
Inovação e Desenvolvimento1678
Gestão Urbana1377
Regulamentos Municipais2789
BUPi - Balcão Único do Prédio83
Atendimento Municipal9849
Empresas Municipais1374
Sistema de Gestão9847
Requerimentos4467
Metrologia7119
Boletins Municipais857
Juntas de Freguesia1748
Canal de Denúncias2199
Contactos
85
Viver9324
Investir664
Visitar
Exposição de fotografia “Siza + Souto de Moura”

"Siza + Souto de Moura" no Fórum da Maia: uma exposição de dois olhares que acompanharam a realização de dois projetos de dois nomes maiores da arquitetura contemporânea mundial.
A Câmara Municipal da Maia recebe, de 8 de março a 4 de maio, no Fórum da Maia, a exposição de fotografia "Siza + Souto de Moura". Uma iniciativa que revela o trabalho recente dos dois arquitetos portugueses galardoados com o Prémio Pritzker, com a fotografia enquanto meio de interpretação e memória arquitetónica.
A exposição, idealizada por Nuno Miguel Borges, parte de uma seleção de imagens, pelos autores André Príncipe e António Júlio Duarte, dos ensaios fotográficos realizados para os livros "Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça", de Eduardo Souto de Moura, e "Fundação Gramaxo", de Álvaro Siza.
No Fórum da Maia, vão estar expostas 90 fotografias. Nas 45 fotografias do projeto de Alcobaça, acompanhamos o olhar de André Príncipe pelo Claustro do Rachadouro, primeiro no seu estado de abandono, passando depois pelas obras de adaptação dos diferentes espaços do edifício a um hotel de cinco estrelas e terminando nas imagens de um Monumento Património Mundial da UNESCO, dignificado pela reabilitação inteligente e culta de Eduardo Souto de Moura. Nas restantes 45 fotografias, seguimos a câmara fotográfica de António Júlio Duarte ao longo de 4 anos. Primeiro, num prado com um enorme tanque de granito e algumas árvores majestosas, depois acompanhando todos os trabalhos de construção que ergueram o projeto, terminando no registo cuidado e atento à arquitetura de Álvaro Siza. Fazem também parte da exposição imagens do universo do arquiteto (a escultura, o design e o ateliê). que foram realizadas para o livro.
A exposição pode ser visitada no Fórum da Maia entre 8 de março e 4 de maio de 2025. A entrada é gratuita.
A inauguração realiza-se no dia 8 de março, sábado, às 17h00.
Terça a domingo | 10h00 - 22h00
Gratuito