![]()
5142
Institucional245
Eleições Presidenciais 20267124
Notícias8580
Agenda: próximos eventos4756
Câmara Municipal3633
Assembleia Municipal7395
Apoio ao Consumidor8373
Recursos Humanos6329
Polícia Municipal5434
Proteção Civil4910
Provedor dos Munícipes7145
Energia e Mobilidade6684
Planeamento2425
Reabilitação Urbana4974
Relações Internacionais8862
Inovação e Desenvolvimento2513
Gestão Urbana4069
Regulamentos Municipais818
BUPi - Balcão Único do Prédio3621
Atendimento Municipal2842
Empresas Municipais5874
Sistema de Gestão8162
Requerimentos3574
Metrologia528
Boletins Municipais3056
Juntas de Freguesia5194
Canal de Denúncias5997
Contactos
6014
Viver8484
Investir4482
Visitar
Exposição de fotografia “Siza + Souto de Moura”
"Siza + Souto de Moura" no Fórum da Maia: uma exposição de dois olhares que acompanharam a realização de dois projetos de dois nomes maiores da arquitetura contemporânea mundial.
A Câmara Municipal da Maia recebe, de 8 de março a 4 de maio, no Fórum da Maia, a exposição de fotografia "Siza + Souto de Moura". Uma iniciativa que revela o trabalho recente dos dois arquitetos portugueses galardoados com o Prémio Pritzker, com a fotografia enquanto meio de interpretação e memória arquitetónica.
A exposição, idealizada por Nuno Miguel Borges, parte de uma seleção de imagens, pelos autores André Príncipe e António Júlio Duarte, dos ensaios fotográficos realizados para os livros "Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça", de Eduardo Souto de Moura, e "Fundação Gramaxo", de Álvaro Siza.
No Fórum da Maia, vão estar expostas 90 fotografias. Nas 45 fotografias do projeto de Alcobaça, acompanhamos o olhar de André Príncipe pelo Claustro do Rachadouro, primeiro no seu estado de abandono, passando depois pelas obras de adaptação dos diferentes espaços do edifício a um hotel de cinco estrelas e terminando nas imagens de um Monumento Património Mundial da UNESCO, dignificado pela reabilitação inteligente e culta de Eduardo Souto de Moura. Nas restantes 45 fotografias, seguimos a câmara fotográfica de António Júlio Duarte ao longo de 4 anos. Primeiro, num prado com um enorme tanque de granito e algumas árvores majestosas, depois acompanhando todos os trabalhos de construção que ergueram o projeto, terminando no registo cuidado e atento à arquitetura de Álvaro Siza. Fazem também parte da exposição imagens do universo do arquiteto (a escultura, o design e o ateliê). que foram realizadas para o livro.
A exposição pode ser visitada no Fórum da Maia entre 8 de março e 4 de maio de 2025. A entrada é gratuita.
A inauguração realiza-se no dia 8 de março, sábado, às 17h00.
Terça a domingo | 10h00 - 22h00
Gratuito