Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Agenda Cultural_fim de semana

23 a 30 Jun
Adicionar a calendário 2021-06-23 00:00:00 2021-06-30 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

Maia – Agenda Cultural

No fim de semana de Santos Populares não temos sardinha assada e pimentos, mas temos outras coisas que de certeza o deixarão satisfeito. A espetacular exposição fotográfica sobre a nossa Maia da autoria do consagrado fotojornalista Alfredo Cunha – imperdível. Na Biblioteca há ofertas de atividades literárias para todas as idades, enquanto no Museu é fim de semana da sempre interessante e pedagógica oficina para Famílias "Este Foral não é Meu". O inicio da próxima semana fica marcado pelo 40º Fazer a Festa, o Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude organizado pelo Teatro Art’Imagem que este ano terá como palco o Fórum da Maia e a Quinta da Caverneira. Na Galeria Maia jardim entra na reta final a exposição sobre a “Moeda na História”.

FÓRUM DA MAIA

26 de junho a 22 de agosto
Fórum da Maia
“O Livro da Maia – exposição fotográfica de Alfredo Cunha”

Inaugura no próximo sábado, dia 26 de junho, às 16h00, com sessão de apresentação no Grande Auditório do Fórum da Maia, a exposição “O Livro da Maia – exposição fotográfica de Alfredo Cunha”, que estará patente até 22 de agosto.

Após a cerimónia de inauguração, que inclui a apresentação do livro, serão realizadas visitas guiadas às galerias de exposição pelo Alfredo Cunha, de 30 em 30 minutos, em grupo, cumprindo as orientações da DGS.

“Este “Livro da Maia- 2021” traz-nos uma narrativa fotográfica da Maia no ano de 2021. Uma narrativa da nossa realidade – num tempo difícil, concreto e específico - vista, sentida e apreendida por um dos maiores vultos da fotografia portuguesa, Alfredo Cunha, que dispensa encómios, já que a sua extensa obra fala por ele.
Uma narrativa, um testemunho multifacetado, que autor-fotógrafo-artista teve toda a liberdade em construir e que resulta do seu génio, sensibilidade, inteligência, técnica e talento.
É um “olhar para dentro” protagonizado por “alguém de fora”, despido de qualquer preconceito ou guião-prévio. O resultado é surpreendente. Surpreendente para todos os que são de fora (como o autor é) e folhearão este livro e sobretudo surpreendente para todos os que sendo de dentro, nunca viram o dentro a que pertencem com esta perspetiva.
Assim, o mérito evidente deste “Livro da Maia - 2021”, não assenta apenas na qualidade excecional das fotografias, na qualidade da paginação ou da impressão (que são notáveis), mas também – e sobretudo – na sua já referida capacidade de surpreender, de espantar, de fazer pensar e levar a questionar, quem da Maia nada sabe e quem da Maia tudo, ou quase tudo, julga saber.”, Mário Nuno Neves, Vereador do Pelouro da Cultura e do Planeamento Territorial.

Seguindo as orientações estabelecidas pela DGS e devido ao limitado número de lugares, solicitamos a confirmação da sua presença através do email: infocultura@cm-maia.pt

A entrada para o evento é gratuita, o livro estará à venda ao público pelo valor de 30,00€.
Até 27 de junho
Fórum da Maia - Galeria D. Manuel II
Exposição "Maria Vai Com as Outras"
Esta exposição nasce da cooperação entre a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia e o Colégio Novo da Maia, no sentido de dar visibilidade aos projetos realizados pelos alunos finalistas do Curso de Artes Visuais, no âmbito das disciplinas de Desenho A, Oficina das Artes e Oficina Multimédia B.
"Maria Vai Com as Outras", é uma exposição que se apresenta como um conjunto de retratos da mundividência das artistas e das suas inquietações pessoais, sociais e políticas. São expressões do inconformismo que, através da instalação, desenho, arte digital e multimédia, dão forma à cultura.
Os trabalhos em exposição são da autoria de Francisca Oliveira, Maria Santos e Marta Lages.
Gratuito
Terça-feira a Domingo: 10h00 - 22h00

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOUTOR JOSÉ VIEIRA DE CARVALHO

Sábado, 26 de junho. 11h30
Biblioteca Municipal da Maia
“Histórias Fiadas”
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família. Ao longo do mês de junho teremos as histórias “O coala que foi capaz” da autoria de Rachel Bright e Jim Field; “O livro com fome” da autoria de André Madaleno; “O Urso, o piano, o cão e o violino” de David Litchfileld e “Óscar e o faísca” da autoria de Claire Freedman e Kate Hindley.
Gratuito
Info e inscrições: 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

Até 26 de junho
Biblioteca Municipal da Maia
Exposição
“Os Santos Populares e as Tradições”
Sinopse: junho é o mês dos Santos Populares, com arraiais e diversão por todo o país nas noites de Santo António, de S. João e de S. Pedro. Festas de grande animação, em que o povo sai à rua para comer, beber e dançar com cheiro de manjericos, bonitos balões coloridos e alegres marchas populares.
Horário: segunda das 18.00h às 22.30h / terça a sexta das 09.30h às 22.30h / sábado das 09.30h às 22.30h
Gratuito.

Sábado, 26 de junho, 16h00
Tertúlia
Asas de Poesia
O Grupo Asas de Poesia continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes, cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.
Gratuito
Info e inscrições: 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

Sábado, 26 de junho, 21h00
Encontro com autor
Apresentação do livro “O Comboio das Nove”, de Filipe Bacelo
Inspirado em factos reais “O Comboio das Nove” é um convite à perseverança e resiliência, lembrando o poder que o amor tem para transformar a realidade mais adversa e enfrentar as armadilhas que a vida coloca pelo caminho. Neste apaixonante romance de Filipe Bacelo, rapidamente o leitor se sente emocionalmente ligado aos protagonistas principais, torcendo até à última página para que uma história de amor tão genuína e recíproca resulte vencedora. Será que o amor pode mesmo durar a vida toda?
Gratuito
Info e inscrições: 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Sábado, 26 de junho
Workshop para Famílias "Este Foral não é Meu"
Os Serviços Educativos do Museu de História e Etnologia da Terra da Maia retomam a partir de 17 de abril, com duas sessões em horários diferentes, a oficina para Famílias "Este Foral não é Meu", integrado na exposição que assinala os 500 anos do Foral da Maia.
"Este Foral não é Meu" é uma Oficina (Workshop) de artes plásticas, desenvolvida em Família e que servirá de complemento às visitas guiadas às exposições do Museu, privilegiando a Exposição temporária "500 ANOS - FORAL DA MAIA", com o objetivo de dar a conhecer aos utilizadores, a história da Maia e o século XVI, com a atribuição do Foral, em 1519, pelo Rei D. Manuel I.

Gratuito.
Inscrições obrigatórias.
Inscrições e outras informações:
Museu de História e Etnologia da Terra da Maia
Praça 5 de Outubro-Avioso Santa Maria• 4475-601 Maia
Tel.+ 351 22 987 11 44• Fax+ 351 22 944 06 33
Email: museu@cm-maia.pt
Horários das oficinas: 10h30 - 12h00 l 14h30 - 16h00

Até 30 de dezembro
Exposição “500 Anos do Foral da Maia”
Está patente no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia até dezembro de 2021, a exposição que assinala os 500 Anos do Foral da Maia.
Um Foral é, sem sombra de dúvida, um dos documentos mais importantes, na definição da identidade de um território.
Outorgaram-se forais desde antes da independência de Portugal, ora por razões de defesa, ora para incentivar o povoamento, ora para reorganizar o território.
Séculos passados, no final do reinado de D. João II, avolumam-se queixas que levariam a uma profunda reforma dos forais levada a cabo por D. Manuel I. O foral da Maia está entre os muitos que D. Manuel concedeu.
Neste ano em que se assinalam os 500 anos da outorga do foral da Maia, entende a Câmara Municipal disponibilizar ao público uma exposição de longa duração (até 2021) sobre esta temática.
Esta exposição pretende levar o visitante numa viagem no tempo, desde o século XI até ao século XVI, contando a história dos forais e, particularmente, do foral da Maia, mas também a história do território maiato e das suas gentes.
Terça-feira a sábado, 09h00 – 12h30 I 14h00 – 17h30
Gratuito.

QUINTA DA CAVERNEIRA

40º FAZER A FESTA – Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude
Teatro Art’Imagem

29 junho – 4 julho 2021
Quinta da Caverneira – Fórum da Maia

TERÇA-FEIRA – 29 JUN
16h00 | Tanto Teatro! 40 Edições do Fazer a Festa
Abertura Exposição
Galeria e Jardins da Quinta da Caverneira
Entrada Livre

19h00 | Triunfo das Porcas
Teatro Estúdio Fontenova/teatromosca | Setúbal/Cacém
Grande Auditório do Fórum da Maia
M/12 - 60M - Entrada Livre

QUARTA-FEIRA – 30 JUN
17h30 | De que servem os Festivais de Teatro para a Infância e Juventude?
Tertúlia/Encontro
Jardins da Quinta da Caverneira
Entrada livre

19h00 | “Novos Cadernos Fazer a Festa Nº4”
Lançamento e Apresentação
Jardins da Quinta da Caverneira
Entrada livre

19h15 | Milagres Profanos – 50 Anos de Teatro com os Grupos Independentes
Portugueses, Edição Quinta Parede/SPA
Apresentação do Livro de José Caldas
Jardins da Quinta da Caverneira
Entrada livre

QUINTA-FEIRA – 1 JUL
19h00 | Onde Viven os Monstros
Os Náufragos Teatro | Galiza/Espanha
Auditório da Quinta da Caverneira
M/4 - 45M
Estreia em Portugal

SEXTA-FEIRA – 2 JUL
19h00 | Acende a Noite
Quinta Parede | Matosinhos
Auditório da Quinta da Caverneira
M/6 - 45M

SABADO – 3 JUL
17h00 | Avós-Histórias germinadas no quintal: A Avó que não foi Avó
Monstro Colectivo | Setúbal
Jardins da Quinta da Caverneira
M/6 - 35M - Entrada Livre

18h00 | Avós-Histórias Germinadas no Quintal: Canção de embalar
Monstro Colectivo – Setúbal
Jardins da Quinta da Caverneira
M/6 - 40M - Entrada Livre

19h00 | Galiña Azul
Tanxarina | Galiza/Espanha
Auditório da Quinta da Caverneira
M/6 - 40M

DOMINGO – 4 JUL
11h00 l O Portal Encantado
Dragão7 | São Paulo – Brasil
Auditório da Quinta da Caverneira
Para todos os públicos – 30M

17h00 – Las tribulaciones del Sr.Pip
Jesús Puebla Mimo | Castilla y León/Espanha
Jardins da Quinta da Caverneira
M/6 – 50M - Entrada Livre
Estreia em Portugal

BILHETEIRA
Quinta da Caverneira
5,00€ | Normal
3,00€ | Desconto para estudantes, M/65, Profissionais das Artes Cénicas e
Desempregados
Horário | 60 minutos antes do início de cada espetáculo.
LOCAL
Quinta da Caverneira
Avenida Pastor Joaquim Eduardo Machado 4425-253 Águas Santas – Maia
Fórum da Maia
R. Eng. Duarte Pacheco, 4470-136 Maia
-
+ INFO
TEATRO ART'IMAGEM 22 208 40 14 | 91 76 91 753 | 91 08 18 719
https://bit.ly/35LRYmU

GALERIA COMERCIAL DO MAIA JARDIM

Até 30 de junho
Exposição
"A Moeda na História"
Portugal encontra-se entre os países que produziram uma das mais ricas e variadas moedas do mundo. Esta posição deve-se à sua longa História como país e como país pioneiro na epopeia dos Descobrimentos e trocas comerciais. Uma viagem desde as primeiras moedas até aos nossos dias, abordando diversas facetas da numismática.
Entrada Gratuita
ABERTA AO PÚBLICO:
Segunda a sexta: 08h00 - 21h00
Sábados e Domingo: 08h00 - 19h00

CONTACTOS: 22 940 86 43 | infocultura@cm-maia.pt
FÓRUM DA MAIA | GABINETE DE HISTÓRIA