Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Agenda Junho_Biblioteca Municipal da Maia

01 a 30 Jun
Adicionar a calendário 2022-06-01 00:00:00 2022-06-30 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Junho_Biblioteca Municipal da Maia Evento
Agenda Junho_Biblioteca Municipal da Maia
Cultura

1 a 30 de junho
Hora do conto – “Contos Contigo Conto”
Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais pequenos, o livro “O Livro com Fome”, de André Lee, e para os mais crescidos, “Oh, não! Adotei um Elefante!” de David Walliams
Atividade para Escolas.

1 a 30 de junho
Hora do conto - “BiblioConto Sénior”
Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.
Gratuito
Info e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

1 a 30 de junho
Visita – “ Vem conhecer a tua Biblioteca”
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.
Gratuito
Info e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

2 e 3 de junho
Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia
A edição da Comunidade de Leitores em 2022, denomina-se "IN LIVROS”, com o tema “Os livros dos leitores”, percorre as escolhas bibliográficas feitas pelos seus membros. No caso em concreto desta opção temática, acresce ainda uma outra mais-valia que se prende com a possibilidade de se poder incorporar novas escolhas de livros hoje desconhecidos e que sejam sugeridos por novos e atuais leitores, mantendo sempre dinâmico o ritmo e compromisso dos leitores. Este mês o livro proposto para discussão é “Dinossauro Excelentíssimo", de José Cardoso Pires.
Horário: 2 às 15h00, dia 3 às 21h00
Duração: 120 min
Gratuito

4, 11, 18 e 25 de junho
Espetáculo “Histórias Fiadas”
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Horário: 11h30
Gratuito

4 de junho, 16h00
Encontro com a Escritora
Apresentação do livro “Doce Punk”, de Estela São Pedro.
A Biblioteca Municipal da Maia promove a apresentação do livro “Doce Punk “, de Estela São Pedro.
“Somos seres únicos.
Cada um de nós tem uma conjugação única de características e vivências que determinam a forma como percecionámos e interpretamos o que vivenciamos interna e externamente.
A vida é uma coletânea de relacionamentos e o resultado final é o que aprendemos e evoluímos com isso.
Este livro é uma pequena amostra da forma como vivencio e vejo a vida e a existência num sentido mais abrangente.
É uma autobiografia desconstruída e uma humilde tentativa de explicar a minha visão de conceitos abstratos de uma forma simples, leve e descontraída.
Gratuito

4 de junho, 18h00
Encontro com a escritora
Lançamento do livro “Tudo o que temos é o instante”, de Maria Mamede.
A Biblioteca Municipal acolhe o lançamento do livro “Tudo que temos é o instante” da autoria de Maria Mamede.
Maria Mamede, pseudónimo literário de Maria do Céu Silva Fernandes, nasceu no ano de 1947 em São Mamede Infesta. Vive atualmente na cidade da Maia.
Desde 1977, editou 20 livros de poesia, 1 livro de contos, 1 livro infanto-juvenil e 1 Estudo Linguístico e Etnográfico.
Traduziu do castelhano o livro de contos e poemas “Azul” de Rúben Dario, obra de referência do modernismo Hispano-Americano e, do galego, “Poemas à flor da pele”, de Carmen Muñoz Fernandez.
É sócia fundadora da AICEM – Associação do Idioma e Culturas em Português. Sobre o livro “Tudo o que temos é o instante” Maria Mamede acrescenta “Este livro é o resultado de introspeção e alguma meditação, que venho efetuando ao longo da vida, principalmente a partir da hora em que, olhando-me no espelho, vi uma outra mulher cheia de cabelos brancos e algumas rugas, olhar quebrado e triste. Ao ver este mundo insano do presente e de coração receoso pelo futuro, não o meu, mas o de todos os nossos vindouros.”
Gratuito

6 a 25 de junho
Exposição “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: sugestões de leitura”
A Agenda 2030 é constituída por dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que devem ser entendidos numa perspetiva holística, como se tratasse de “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável têm como base os progressos e as aprendizagens resultantes dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, estabelecidos entre 2000 e 2015. A Biblioteca Municipal da Maia alia-se a esta iniciativa e sugere vários livros que nos podem fazer compreender melhor cada um destes objetivos.
Horário: segunda das 18.00h às 23.00h / terça a sexta das 09.30h às 23.00h / sábado das 09.30h às 22.30h
Gratuito

11 de junho, 15h30
Oficina “Territórios do Brincar – Sonhos de uma Folha de Papel”
Parece que existem histórias que não vêm nos livros! Eu não conheço o livro desta!
É uma história que viaja de boca em boca e nasce com uma folha de papel branca, totalmente branca, que tem um sonho…
E tu? O que sonhos tens? O que construirias com uma folha? Depois do conto, pegamos numa folha branca, totalmente branca, e viajamos por formas e objetos sem fim. Junta-te a nós!
Público-alvo: famílias, com crianças dos 4 aos 9 anos
Gratuito
Info e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.

17 de junho, 21h00
Encontro com a Escritora Ana Cristina Silva
A Biblioteca Municipal Maia, através da sua Comunidade de Leitores, promove o encontro com a escritora Ana Cristina Silva em torno do seu livro “À procura da manhã clara”. O encontro constitui uma oportunidade de dar a conhecer a escritora e as suas obras ao público maiato em geral.
Gratuito

25 de junho, 16h00 – 18h00
Tertúlia “Asas de Poesia”
O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes, cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.
Gratuito