Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Agenda Novembro/22_Biblioteca Municipal da Maia

02 a 30 Nov
Adicionar a calendário 2022-11-02 00:00:00 2022-11-30 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Novembro/22_Biblioteca Municipal da Maia Evento
Agenda Novembro/22_Biblioteca Municipal da Maia
Cultura

2 a 24 de novembro
Contos Contigo Conto - Hora do Conto
Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais pequenos, o livro “O Lobo não Morde!”, de Emily Gravett, e para os mais crescidos, “Camilo, o Camaleão”, de Hannah Peckham
Atividade só para escolas do concelho.

2 a 30 de novembro
Vem conhecer a tua Biblioteca
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.
Gratuito

3 e 4 de novembro
Comunidade de Leitores
A edição da Comunidade de Leitores em 2022, denomina-se "IN LIVROS”, com o tema “Os livros dos leitores”, percorre as escolhas bibliográficas feitas pelos seus membros. No caso em concreto desta opção temática, acresce ainda uma outra mais-valia que se prende com a possibilidade de se poder incorporar novas escolhas de livros hoje desconhecidos e que sejam sugeridos por novos e atuais leitores, mantendo sempre dinâmico o ritmo e compromisso dos leitores. Este mês o livro proposto para discussão é "Não se entra duas vezes no mesmo rio", de Davide Drumond Freitas.
Horário | Dia 03 às 15h00, e dia 04 às 21h00
Gratuito

5, 12 e 19 de novembro, 11h30
Histórias fiadas
Hora do Conto
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Gratuito

5 de novembro, 16h30
Encontro com Filipe Bacelo
“A Morte Não Tem Dor”, volume do mesmo universo imaginado da obra “O Comboio das Nove”, marca o regresso de Filipe Bacelo enquanto artista das sensações e emoções.
Escrutinando a humanidade que há em todos nós, o autor segue a vida de várias personagens, todas elas comuns, mas todas elas humanas: com as suas alegrias, frustrações, esperanças e desesperos.
“A Morte Não Tem Dor” submerge-nos nas dores e conquistas da vida, enquanto obriga o leitor a avaliar a sua própria.
Gratuito

7 a 26 de novembro
Exposição - Filosofia em Movimento
O Dia Mundial da Filosofia celebra-se na terceira quinta-feira de novembro. A Biblioteca Municipal promove a exposição Filosofia em movimento no sentido de comemorar esta efeméride e sublinhar a importância desta disciplina para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.
Horário: segunda das 18h00h às 23h00 l terça a sexta das 09h30 às 23h00 l sábado das 09h30 às 22h30
Gratuito

12 de novembro, 16h00
Encontro com Olga Cardoso Pinto
"O Ministério das Criaturas Fantásticas" é um livro onde a fantasia está em risco de extinção. As crianças já não leem livros e os avós e os pais não lhes contam histórias que desafiem a sua imaginação. Os monstros e as criaturas que habitam neste mundo especial estão a desaparecer e é esta enorme preocupação pela sua sobrevivência que os leva a reunir no Ministério das Criaturas Fantásticas para encontrarem rápidas soluções, sob a chefia da Rainha das Fadas.
Após caricatos percalços, lá surge uma fadinha, a heroína desta história, com a sua fresca atitude para resolver tão trágico problema. Esta voluntariosa fada de nome Mariana, ainda estudante, será o elo da bonita ligação que se irá formar entre o mundo da fantasia e o mundo da imaginação das crianças.
Mariana irá inspirar, com as suas visitas e sussurros, um menino muito especial, o Samuel, e juntos tecerão o destino do Mundo das Criaturas Fantásticas, mantendo-o vivo e forte também na imaginação infantil.
Gratuito

18 de novembro, 21h00
Conferência - Filosofia em Movimento: uma urgente necessidade
Quando em 2002, a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia, procurava defender a atividade reflexiva e a aquisição do pensamento crítico, de acordo com intenção de promover a tolerância e a paz. O dia escolhido é a terceira quinta-feira do mês de novembro que este ano terá lugar a 17 de novembro de 2022.
O tema da palestra deste ano faz jus a esta preocupação inicial e procura mostrar o movimento contínuo que a filosofia impele ao ato de pensar, não deixando de fora nenhum assunto por mais incómodo que ele possa parecer. Intentar-se-á ilustrar algumas das áreas onde a filosofia se revela, hoje, mais urgente e necessária. Tudo isto num contexto desejavelmente dialógico.
Gratuito
Inscrições: biblioteca@cm-maia.pt

19 de novembro, 15h00
Encontro com Davide Freitas
“Não se entra duas vezes no mesmo rio”, foi a obra vencedora do Prémio Literário da Cidade do Funchal Edmundo Bettencourt, trata-se de um romance que decorre no tempo da intervenção da troika, momento em que o país atravessa uma grave crise económica e social.
Gratuito

24 e 25 de novembro
Comunidade de Leitores
A edição da Comunidade de Leitores em 2022, denomina-se "IN LIVROS”, com o tema “Os livros dos leitores”, percorre as escolhas bibliográficas feitas pelos seus membros. No caso em concreto desta opção temática, acresce ainda uma outra mais-valia que se prende com a possibilidade de se poder incorporar novas escolhas de livros hoje desconhecidos e que sejam sugeridos por novos e atuais leitores, mantendo sempre dinâmico o ritmo e compromisso dos leitores Este mês o livro proposto para discussão é "Os invisíveis", de Roy Jacobsen.
Horário: Dia 24 às 15h00, e dia 25 às 21h00
Gratuito

25, 26 e 27 de novembro
“Contamina – Festival de Contos da Maia”
A Biblioteca Municipal da Maia promove o segundo “Contamina – Festival de Contos da Maia”.
Contar e ouvir histórias são atividades inerentes à condição social do ser humano. “É a transmissão de saberes feita oralmente, pelo povo, de geração em geração, isto é, de pais para filhos ou de avós para netos. Estes saberes tanto podem ser os usos e costumes das comunidades, como podem ser os contos populares, as lendas, os mitos e muitos outros textos que o povo guarda na memória (provérbios, orações, lengalengas, adivinhas, cancioneiros, romanceiros, etc.). Também são conhecidos como património oral ou património imaterial. Através deles cada povo marca a sua diferença e encontra-se com as suas raízes, isto é, revela e assume a sua identidade cultural.” (Parafita, 2005)
O Festival de Contos da Maia pretende contaminar tudo e todos para a narrativa oral, a partilha de histórias, afetos e emoções.
Horário: sexta 25 - 18h30, l sábado 11h30, 16h00, 21h30 e 22h30 l Domingo 11h00 e às 16h00
Gratuito

26 de novembro, 16h00
Asas de poesia
O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes. Cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.
Gratuito