![]()
Maia PDM experimenta
14 Fevereiro 2020
Há umas semanas, Gerald Babel-Sutter, organizador da conferência Urban Future Global Conference, dizia no Público que «as câmaras municipais são geralmente muito hierarquizadas e antiquadas». Referia-se a uma prática de elaboração de planos territoriais muito demorada e com pouco envolvimento dos cidadãos. Falava também da incapacidade de testar ideias e propostas urbanísticas antes de produzir grandes investimentos para avaliar o resultado, aprender e, quando bem sucedidas, replicar no futuro (*1).
Lembrei-me desta frase ontem no Fórum da Maia quando conversávamos com os proponentes das ações experimentais do PDM. Para quem não sabe, a Câmara Municipal da Maia empreende há mais de um ano um inovador modo de envolvimento dos cidadãos. 1.300 pessoas participaram em cerca de 35 encontros públicos e geraram mais 200 propostas. Destas, 17 vão ser testadas no terreno no mês de Março, num evento designado PDM - Maia Experimenta (*2).
Ontem à noite tivemos uma sessão riquíssima onde cidadãos, autarcas de freguesia, técnicos municipais e investigadores da universidade dialogaram num clima de grande cumplicidade e começaram a afinar o conteúdo das ações e a sua operacionalização. A natureza das ações é muito diversa. Da micro-requalificação e animação do espaço público à melhoria da segurança rodoviária, da promoção da agricultura local à fruição dos corredores verdes ecológicos, da discussão de problemáticas ambientais à valorização dos percursos rurais.
Paralelamente a este trabalho com os cidadãos, há um notável esforço de articulação entre diferentes divisões e departamentos municipais para que se articulem ideias, planos e projetos.
Paralelamente a este trabalho com os cidadãos, há um notável esforço de articulação entre diferentes divisões e departamentos municipais para que se articulem ideias, planos e projetos.
Mais do que a formalização das ações, o que aqui se experimenta são formas de escuta, de compromisso e de aproximação de ideias. Sabemos que nem tudo são rosas, há dificuldades e necessidades de aprofundar o diálogo. É isso que iremos fazer na próxima segunda-feira ao fim da tarde e à noite, no Fórum da Maia, e nas próximas semanas.
Acompanhem aqui os trabalhos Processo Participativo da revisão do Plano Diretor Municipal da Maia.
Notícias relacionadas
-
PLANO MUNICIPAL DE JUVENTUDE - AUSCULTAÇÃO

PLANO MUNICIPAL DE JUVENTUDE - AUSCULTAÇÃO
O Município da Maia tem o curso o processo de desenvolvimento do Plano Municipal de ...03 Maio 2021 -
Hasta pública: Alienação de 2 lotes de terreno para construção (n.º 10 e n.º 13), sitos na Quinta do Mosteiro, em Moreira.

Hasta pública: Alienação de 2 lotes de terreno ...
Faz-se público que se encontra aberta Hasta Pública para a alienação de dois lotes de ...25 Setembro 2020 -
Bairro da Bajouca em destaque (video)

Bairro da Bajouca em destaque (video)
A Casa da Arquitectura e o Grupo RTP estabeleceram uma parceria para a produção e ...03 Agosto 2020
Conteúdo atualizado em20 de junho de 2025às 14:29