1509
Institucional7713
Notícias9603
Agenda: próximos eventos4172
Câmara Municipal2671
Assembleia Municipal5437
Apoio ao Consumidor5400
Recursos Humanos5628
Polícia Municipal9323
Proteção Civil5407
Provedor dos Munícipes8438
Energia e Mobilidade9487
Planeamento3578
Reabilitação Urbana97
Relações Internacionais5670
Inovação e Desenvolvimento9415
Gestão Urbana9075
Regulamentos Municipais8341
BUPi - Balcão Único do Prédio7547
Atendimento Municipal5593
Empresas Municipais2820
Sistema de Gestão1705
Requerimentos9181
Metrologia1414
Boletins Municipais2264
Juntas de Freguesia2620
Canal de Denúncias5402
Contactos
4492
Viver8761
Investir2268
Visitar
Maia apresentou plano estratégico para a próxima década

O Professor Carlos Melo Brito, congratulou a Câmara Municipal da Maia por apresentar um Plano Estratégico que considera “ser fundamental para qualquer cidade” sendo “uma proposta de valor com autenticidade, identidade e atratividade”.
"Assumo desde já, de alma e coração, um compromisso de dedicação e firme responsabilidade na construção do Futuro da nossa comunidade, e conto com todos os maiatos para me acompanharem neste desígnio de fazer a Maia Sorrir para a Vida”, declarou o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago.
Um plano que é uma ferramenta de orientação fundamental
O Plano Estratégico Maia 2028
Este é um plano claro e muito objetivo, uma ferramenta de orientação fundamental que busca uma comunidade harmoniosa, realizada e feliz, uma atmosfera amiga e responsável, onde todos contam e são importantes, um território inteligente, focado no caminho do progresso e do desenvolvimento e um ecossistema humano magnético e vibrante, inspirador e gerador de confiança no futuro.
O plano estratégico da Maia para 2028 inclui três eixos estratégicos, sendo que para cada um deles estão a ser alinhavados projetos ou ajustados programas em curso, de modo a que a estratégia global esteja totalmente harmonizada.
O primeiro eixo é dedicado à qualidade de vida, sendo compromisso da autarquia promover estilos de vida saudáveis, garantir uma oferta desportiva que crie condições para a prática desportiva enquanto fator diferenciador e apostar no design urbano enquanto fator distintivo de uma estética harmoniosa da cidade, entre outras medidas.
O segundo eixo é designado por “sustentabilidade integral” e agrupa medidas tais como a aposta em investimentos que assegurem a longevidade saudável do Município ou o desenvolvimento de políticas pró-ativas de atração de investimento, tendo por base a multiplicidade de setores de atividade, enquanto fator de garantia de oportunidades de trabalho e de produção de riqueza.
Os recursos hídricos enquanto fatores de agregação e convívio social, ou o fortalecimento do investimento na recolha e tratamento de resíduos, bem como a promoção de políticas ecológicas, são outras das medidas que consistem do dossiê sobre a estratégia da Maia para a próxima década, que também aborda a mobilidade suave, entre outros aspetos.
Por fim, o eixo três, que tem como título “conectividade e desenvolvimento tecnológico”, tem gravadas medidas como a promoção da mobilidade e fluidez da circulação dentro do concelho, a aposta no uso de novas tecnologias de informação e comunicação nas escolas, bem como a disponibilização de meios digitais nos locais públicos.
Vídeo resumo da cerimónia de apresentação
Notícias relacionadas
-
Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico
Exercício Público de Sensibilização para o ...
O exercício nacional A TERRA TREME realiza-se no próximo dia 15 de novembro, pelas ...14 Novembro 2019 -
Maia: O estacionamento mais perto de si!
Maia: O estacionamento mais perto de si!
Ampliação e implementação de novas zonas de estacionamento de duração limitada. O ...07 Fevereiro 2019 -
Concurso de FOTOGRAFIA SOBRE O ESPAÇO PÚBLICO 2018
Concurso de FOTOGRAFIA SOBRE O ESPAÇO PÚBLICO 2018
O Município da Maia encontra-se a promover o “Concurso de Fotografia sobre o Espaço ...12 Julho 2018