Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida - Visita de Estudo na Maia, no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação

29 Outubro 2012

De 22 a 26 de outubro de 2012 a Câmara Municipal da Maia foi a anfitriã de uma Visita de Estudo, enquadrada no Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV), acolhendo um grupo de 15 participantes de 12 nacionalidades diferentes (Espanha, República Checa, França, Alemanha, Polónia e Dinamarca, entre outros). Na generalidade, os participantes eram diretores de escolas e universidades que utilizam Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ou tinham cargos de chefia em organismos do Estado central ou regional que gerem os planos educativos.

\r\n
\r\n


Esta Visita de Estudo possibilitou, então, o encontro de um grupo de políticos e/ou especialistas dos sectores da educação e da formação vocacional, de diferentes países, para debaterem ou examinarem aspetos específicos da aprendizagem ao longo da vida. Mais em concreto, o tema desta Visita de Estudo foi a promoção do uso das TIC no ensino e na aprendizagem, aproveitando o facto de as escolas do Município da Maia possuírem um elevado nível de dinamização quanto à utilização de novas tecnologias, pelo que poderão ser um exemplo de boas práticas para partilharmos com outros países.
Esta iniciativa incluiu, entre outros aspetos, visitas a Centros Escolares e Escolas Secundárias do Município, bem como a outras instituições do Município da Maia com as quais a Câmara Municipal da Maia mantém excelentes relações, nomeadamente o ISMAI, o TECMAIA e o CICCOPN.
Como resultado desta iniciativa, já têm sido estabelecidos contactos entre as entidades nas quais os participantes trabalham e instituições de ensino do Município da Maia, na perspetiva de serem criadas parcerias em projetos internacionais.