#sorrirseguirseguro

Tarifas sociais & contadores inteligentes

19 Fevereiro 2020
Portal_Nacional_dos_Municipios_e_Freguesias_20181212065739_img-post-74280918152348
Alteração dos contadores de eletricidade pelos novos contadores inteligentes

As instalações elétricas têm vindo a ser substituidas um pouco por todo o país. A distribuidora de eletricidade continuará a proceder à instalação dos novos contadores de luz, deixando para trás os contadores antigos com uma única leitura (analógico).

As vantagens dos novos contadores

Os novos contadores inteligentes são digitais e apresentam um conjunto de vantagens em relação aqueles que sempre conhecemos:
Permitem o envio de leituras reais à distância, através do sistema de telecontagem, deixando de haver a preocupação de enviar as mesmas. No entanto, as leituras poderão ser enviadas pelos consumidores, sempre que assim desejarem. Poderá ser feito um maior acompanhamento dos consumos, já que é possível saber quanta energia é consumida diariamente nos diferentes períodos do dia, o que permite poupar na fatura da luz.
As alterações contratuais passam a ser mais práticas, pois operações tais como alterar a potência contratada, o tipo de tarifa elétrica ou até o ciclo horário, serão realizadas sem haver a necessidade de ser enviado um técnico da distribuidora de luz ao local. Os novos contadores inteligentes trarão consigo um sistema de telecomunicações e dados móveis que permitirão efetuar todas estas alterações ao contrato de luz.

Com se processa a alteração?

Chegará uma carta a todos os consumidores de eletricidade, com a indicação do dia e da hora que será feita a instalação do novo contador. Será a própria EDP distribuição a levar a cabo esta mudança.
A alteração é obrigatória e gratuita. Poderão obter mais informações sobre os novos contadores através do número 808 100 100

Tarifa social de energia – procedimento automático comum a todas as companhias de eletricidade e gás natural.

Até 2017 as companhias elétricas informavam os clientes que deveriam requerer a tarifa social na luz e no gás, de forma a ser avaliada e decidida pelas entidades competentes. O procedimento mudou e atualmente o desconto é aplicado automáticamente na fatura da luz.

Já verificou se tem a tarifa social na sua fatura?

O desconto de 33,8% na eletricidade e os 31,2% no gás natural, no caso dos clientes com direito ao beneficio, deverá vir mencionado na fatura da eletricidade, nos detalhes da mesma.
Poderá dar-se o caso de existir direito à tarifa social e não vir na refletido, já que as comunicações são feitas entre a Direcção Geral de Energia e com as fornecedoras de eletricidade, podendo registar-se algum atraso na aplicação do desconto social.
No entanto, caso saiba que tem direito ao desconto, e não o encontra na sua fatura ou até se lhe tiver sido atribuida a tarifa social de forma indevida, deverá contactar com a empresa que tenha contratada.
Os apoios sociais têm como objetivo de apoiar a suportar os gastos com a eletricidade e gás, numa altura que Portugal têm dos valores mais altos da Europa nestes serviços. A forma de ser aplicada, bem como o valor do desconto é igual tanto na EDP como em qualquer outra empresa de eletricidade.

A informação presente do artigo é da responsabilidade da Selectra Portugal. Para mais informações sobre a tarifa social de energia ou outras situações contratuais contacte com o número 211451223 e em https://lojaluz.com/faq/contadores-inteligentes.