Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Políticas

Uma rede de transportes urbanos eficaz e de qualidade assenta numa filosofia de sistema integrados, com um enquadramento territorial que permita uma complementaridade estrutural e funcionalidade dos seus diversos elementos.

Esta funcionalidade está agora mais facilitada através da consulta virtual que qualquer cidadão pode fazer à:
Rede de Tansportes da Maia

A elaboração do plano de desenvolvimento sustentável para a Maia assenta num conjunto de directrizes, sendo uma delas referente à vertente do Modelo Territorial (a articulação com os trabalhos de revisão do Plano Director Municipal). Neste modelo insere-se o sector da acessibilidade e do padrão de mobilidade do Concelho que, por sua vez, tem dois objectivos estruturantes:

a) O desenvolvimento de um sistema de transportes eficiente que, por sua vez se baseia nas seguintes linhas e medidas de actuação:

Linhas de ActuaçãoMedidas de Actuação

Reforço do papel dos transportes colectivos, com destaque para o transporte público.

Promoção de ligações em anel, vias perpendiculares aos percursos radiais predominantes na rede pública, particularmente na ligação das freguesias mais periféricas como S. Pedro de Fins.

Promoção da utilização de modos de transporte mais amigos do ambiente, assegurando um melhoria nos consumos energéticos.

Melhoria das relações de acessibilidades versus mobilidade dos centros urbanos às redes de equipamentos e espaços verdes.

Articulação do serviço de STCP e operadores privados.

Promoção de um sistema de transporte público do núcleo de Castelo da Maia (confluência das freguesias da Barca, Gemunde, Stª Mª de Avioso), reforçando a consolidação do núcleo urbano da Maia e contribuindo para a estruturação interna dos aglomerados secundários.

Reforço do transporte público de ligação de Pedras Rubras ao centro urbano da Maia.

Incremento da circulação modal, desenvolvimento das interfaces de transportes e de uma política de estacionamento, criação de corredores BUS e de circuitos para peões e bicicletas.

b) A beneficiação da rede viária tendo em vista a cobertura total do Concelho e a melhoria da qualidade das infraestruturas, que assenta nas seguintes linhas e medidas de actuação:

Linhas de ActuaçãoMedidas de Actuação

Hierarquização da rede viária localizada no Concelho.

Promoção da construção de malhas viárias assentes sobre as vias principais.

Requalificação da rede municipal de estradas.

Desenvolvimento de uma política de estacionamento automóvel para o Concelho.

Promoção da segurança da circulação.

Separação do tipo de utilização das vias principais e secundárias, insistindo em particular na segregação do tráfego pesado da circulação urbana de ligeiros.

Intervenção baseada na construção e qualificação de passeios e arruamentos, em particular naqueles onde se pretende incentivar a circulação pedonal.

Aumento e qualificação dos meios de circulação, com especial incidência nos percursos pedonais “percursos natureza”, de modo a encurtar distâncias no que respeita à relação dos aglomerados populacionais com os equipamentos e espaços verdes municipais.

Organização e criação de parques de estacionamento nos aglomerados urbanos, especialmente nos centros de encontro social (igrejas, capelas, juntas de freguesia) e nas suas periferias, associados a equipamentos e espaços verdes.