Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Horta à Porta...

A Câmara Municipal da Maia é um dos parceiros do projecto “Horta à Porta” – Hortas Biológicas da Região do Porto que está a ser promovido pelos Municípios da Área Metropolitana do Porto, em conjunto com a LIPOR e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

O projecto “Horta à Porta”, da iniciativa da LIPOR, iniciou-se em Julho de 2003 de modo a proporcionar aos cidadãos a possibilidade de cultivarem a sua pequena horta, disponibilizando gratuitamente talhões a particulares interessados em praticar a agricultura biológica.

O terreno a cultivar é fornecido pela Câmara Municipal da Maia, mas a divisão em talhões e distribuição pelos cidadãos interessados é da responsabilidade da LIPOR. Os participantes podem contar com água para a rega, um compostor comum e um local para guardar as ferramentas.

Ao receber o talhão de terreno, os utilizadores recebem também formação no terreno em compostagem caseira e agricultura biológica por técnicos da LIPOR. Os produtos são para consumo próprio.

Para além da prática da agricultura biológica, as famílias e os cidadãos em geral têm a oportunidade de usufruir de mais espaços verdes e de contactar com a natureza e de adquirir hábitos saudáveis de alimentação e de reciclagem. Este projecto comunitário tem dado outros frutos, como o convívio, o aproveitamento dos tempos livres e a transmissão de conhecimentos rurais para filhos e netos, etc..

No Município da Maia, são disponibilizados pela autarquia três espaços para a implementação deste projecto:

  • Horta de Crestins (74 talhões de 25 m2 cada) que se situa na freguesia de Moreira, junto á paragem de metro de Crestins. Esta horta cujo terreno foi cedido e é gerido pela LIPOR abriu as suas portas em Março de 2004. 
  • Horta da Maia (14 talhões de 25 m2 cada) que se situa na freguesia da Maia, junto à antiga estação de caminho de ferro, tendo sido o terreno cedido pela Junta de Freguesia. A LIPOR faz a gestão desta horta desde Março de 2005. 
  • Horta da Quinta da Gruta (66 talhões, de 25 m2 cada), na freguesia de Santa Maria de Avioso, está inserida nos terrenos adjacentes ao Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta e está aberta ao público desde 2007.

Veja aqui mais informações sobre o projecto Horta-à-Porta da LIPOR e como se inscrever.