Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Intervenção na Mata de São Pedro de Avioso...

Nos limites do Parque de Avioso – S. Pedro, parque da cidade localizado na freguesia de São Pedro de Avioso, uma zona de mata com cerca de 37.560 m2, foi intervencionada para manter a sua traça original, ou seja, um povoamento florestal não organizado, com predominância de espécies como eucalipto, carvalho e pinheiro, mato de tojo, giesta e silvado, e um traçado de caminhos rurais existentes, além de um curso de água.

No âmbito da conservação desta área como espaço consolidado e naturalizado, e tendo em vista a sua utilização e ocupação pública, como complemento aos restantes espaços do Parque, iniciou-se em 2008 a limpeza de matos e silvados em excesso, além da selecção de material arbóreo nomeadamente do eucalipto, pelas suas características invasivas e de baixo valor autóctone.

Estas medidas permitirão, além de um crescimento mais expressivo da composição arbórea presente, a rebentação espontânea de outras espécies de extractos arbustivos e/ou herbáceos, além da recuperação dos caminhos existentes, que se pretendem demarcar para definição de percursos e/ou futuros circuitos de manutenção.