- Tenha atenção com as crianças para que não toquem em fungos e bagas. Muitos deles são venenosos.
- Evite mexer em troncos e pedras que encontre no chão pois por baixo destes pode existir algum habitat e só assim é que poderá contribuir para a sua preservação.
- Não utilize a àgua dos lagos para banhos ou pesca. Não arremesse para dentro destes quaisquer objectos, líquidos ou detritos de outra natureza.
- Não utilize a àgua dos lagos para banhos ou pesca. Não arremesse para dentro destes quaisquer objectos, líquidos ou detritos de outra natureza.
- A beleza destes espaços, também depende de si, não danifique ou faça uso indevido de equipamentos, estruturas, mobiliário urbano, peças ornamentais.
- Não colha ou danifique plantas ou partes de plantas em qualquer espaço verde. Deixe o jardim como o encontrou. Não se esqueça que ele é de todos!
- Não entre nos parques e jardins com cães ou outros animais, excepto nos locais onde for permitido.
- Movimente-se sempre dentro dos limites dos percursos pedonais ou passadeiras próprias, salvo nos espáços que, pelas suas características, permita a deslocação fora dos mesmos.
- Embora os espáços verdes públicos sejam zonas de recreio e lazer por excelência, não são permitidas prácticas desportivas ou de qualquer outra natureza fora dos locais expressamente vocacionados para o efeito.
- Se fizer um piquenique numa zona verde destinada para o efeito, ao deixar o local, não abandone os lixos, recolha-o e deposite-o nos locais e contentores próprios.
- Não faça lume dentro da área dos parques e dos jardins.
- Sempre que for possível, procure deslocar-se aos parques e jardins sem precisar do automóvel.
- Se vai circular de bicicleta dentro de um parque destinado também para essa actividade, esteja atento aos caminhos autorizados para o efeito e respeite a velocidade, especialmente nas descidas.
- Verifique sempre os travões da bicicleta, use um capacete de protecção adequado para si e, se for o caso, certifique-se que a(s) criança(s) também usam capacete.
Para saber mais dicas sobre a circulação das bicicletas em segurança, visite a janela deste site dedicada à Mobilidade.