O processo foi implementado em três etapas:
- Planificação do processo
Elaboração/idealização do processo de Agenda 21 Local, estabelecimento e divulgação dos princípios e objectivos da Agenda 21 Local e definição das metodologias de implementação. - Sensibilização da Comunidade e realização do Workshop Participativo
O pilar base de todo este processo foi a participação pública, pois permitiu aos cidadãos, através da realização do Workshop Participativo, o exercício do direito de auscultação no processo de decisão política e ainda, contribuir para uma melhoria na eficiência dessas decisões.
Nesta etapa, após a realização do Workshop Participativo e após um exaustivo processo de auscultação da comunidade da Freguesia da Maia, foram identificados cinco Eixos Estratégicos:
- Boa Governança
- Coesão/Exclusão Social
- Emprego
- Mobilidade
- Ordenamento do Território
Ainda, no seguimento do processo, durante esta fase, foi constituída a Equipa Coordenadora formada pelas forças vivas da Freguesia, peça fundamental na recolha de informação, mobilização de esforços e colaboração na realização das tarefas advindas de um processo de Agenda 21 Local.
- Elaboração do Diagnóstico da Freguesia e Preparação do Plano de Acção.
Confirmadas as condições essenciais acima descritas, o passo seguinte foi o de conhecer a realidade da Maia procedendo-se posteriormente à realização de um Diagnóstico de Sustentabilidade da Freguesia. Neste documento foram apresentados os pontos de vista das comunidades em relação aos Eixos estratégicos escolhidos pela mesma aquando do Workshop Participativo. Foi efectuado um levantamento dos problemas/necessidades mais prementes, bem como, as prioridades e potencialidades da Freguesia da Maia.
O passo seguinte consistiu em definir estratégias e respostas para as prioridades diagnosticadas e o estabelecimento de objectivos, baseados num Desenvolvimento Sustentável para a Freguesia da Maia.
Foi efectuada uma proposta de Plano de Acção resultante do cruzamento dos dados recolhidos no Workshop Participativo, conhecimentos fornecidos pelos elementos da Equipa Coordenadora e instrumentos já existentes com cariz institucional (PDM - Plano Director Municipal, etc.)
Documentos para download:
Para mais informações consulte:www.agenda21grandeporto.com/