Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Educação Ambiental

Educação_image_preview

O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, culminou, nos dias de hoje, com uma forte pressão exercida sobre os recursos naturais.

Actualmente é comum a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, entre muitas outras formas de agressão do meio ambiente.

Torna-se clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover, sob um modelo de desenvolvimento sustentável, a compatibilização de práticas económicas, com reflexos positivos evidentes na qualidade de vida dos cidadãos.

A Educação Ambiental constitui-se assim numa forma abrangente de educação dos cidadãos, através de um processo que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. 

A Câmara Municipal da Maia apresenta-se como uma entidade pioneira e de referência nesta área. Possui no Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta o espaço físico onde se situa o sector de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a partir do qual se concebe e implementa anualmente o Plano de Educação Ambiental.

Parque de Avioso, espaço florestal com cerca de 30 hectares, é igualmente um espaço privilegiado de Educação Ambiental, onde se desenvolvem  actividades como o eco-paper e bike-paper, para além de acções de reflorestação com espécies autóctones e percursos pedestres interpretados.

Neste sector, poderá ainda consultar projectos de Educação Ambiental desenvolvidos por Empresas e Associações da Maia e da Área Metropolitana do Porto.