Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Serviços

  • Coordenação

    • Conceber e planear serviços e sistemas de informação;
    • Estabelecer e aplicar critérios de organização e funcionamento dos serviços;
    • Apoiar e orientar o utilizador dos serviços;
    • Assegurar a Redução de custos de funcionamento;
    • Promover ações de difusão, a fim de tornar acessíveis as fontes de informação primária, secundária e terciária;
    • Coordenar e supervisionar os recursos humanos e materiais necessários às atividades a desenvolver e proceder à avaliação dos resultados;
    • Assegurar a gestão permanente do Serviço de Bibliotecas Municipais;
    • Assegurar a orientação geral dos serviços e definir a sua estratégia de atuação de acordo com as orientações dos superiores hierárquicos;
    • Assegurar a eficiência e eficácia do Serviço de Bibliotecas Municipais;
    • Manter informados os superiores hierárquicos sobre todas as questões relevantes referentes ao Serviço de Bibliotecas Municipais;
    • Assegurar a conformidade dos atos praticados pelos seus colaboradores com o estatuído na lei e com os legítimos interesses dos cidadãos;
    • Coordenar os colaboradores do SBM, pelo que distribui, orienta e controla a execução dos trabalhos;
    • Organizar as atividades do SBM de acordo com o plano definido;
    • Avaliar os resultados alcançados pelo SBM;
    • Promover a qualificação dos colaboradores do SBM, encorajando a melhoria do seu desempenho, através do desenvolvimento pessoal e profissional;
    • Elaborar pareceres e informações sobre assuntos da competência do SBM;
    • Colaborar ativamente em projetos de parceria com organismos internos e externos ao Concelho da Maia;
    • Promover a edição de material promocional e informativo;
    • Garantir a prestação de um serviço público de qualidade no SBM;
    • Receber e analisar não conformidades detetadas e promover a implementação de ações corretivas;
    • Analisar potenciais não conformidades e promover a implementação de ações preventivas;
    • Assegurar que os processos necessários para o Sistema de Gestão da Qualidade são definidos, implementados e mantidos.

    Rui Rodrigues (rui.rodrigues@cm-maia.pt) | Miguel Azevedo (mazevedo@cm-maia.pt) | Sofia Barreiros (sbarreiros@cm-maia.pt)

  • Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares

    • Aplicar os critérios estabelecidos de organização e funcionamento dos serviços;
    • Contribuir ativamente para a redução dos custos de funcionamento;
    • Apoiar e orientar o utilizador dos serviços;
    • Promover ações de difusão, a fim de tornar acessíveis as fontes de informação primária, secundária e terciária;
    • Propor a aquisição de documentos, suportes e equipamentos;
    • Contribuir para a gestão do empréstimo interbibliotecas;
    • Colaborar na implementação e manutenção da Rede de Bibliotecas da Maia;
    • Acompanhar a instalação e desenvolvimento de bibliotecas escolares;
    • Promover e participar na formação contínua dos profissionais envolvidos nas Bibliotecas Escolares;
    • Prestar colaboração técnica às escolas no domínio da organização e funcionamento das Bibliotecas Escolares;
    • Apoiar o uso eficaz de recursos, através do aconselhamento na seleção dos meios ou no desenvolvimento do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares;
    • Reunir dados que permitam a análise e avaliação da qualidade de produtos e serviços prestados pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares;
    • Participar no desenvolvimento de projetos de parceria, quer ao nível local, nacional e internacional.
  • Serviço de Assessoria e Comunicação

    • Assessorar a Coordenação no apoio à gestão de recursos humanos, financeiros e tecnológicos necessários às atividades a desenvolver;
    • Contribuir ativamente para a redução dos custos de funcionamento;
    • Colaborar na comunicação organizacional;
    • Cooperar na definição da política estratégica dos Serviços de Bibliotecas da Maia;
    • Aplicar os critérios estabelecidos de organização e funcionamento dos serviços;
    • Criar modelos normalizados quer de recolha, quer de partilha de informação na organização;
    • Proceder ao tratamento de dados quantitativos e qualitativos dos Serviços de Bibliotecas da Maia;
    • Propor a aquisição de documentos, suportes e equipamentos;
    • Contribuir para a gestão do empréstimo interbibliotecas;
    • Promover ações de difusão, a fim de tornar acessíveis as fontes de informação primária, secundária e terciária;
    • Apoiar e orientar o utilizador dos serviços;
    • Participar em projetos de parceria, quer ao nível local, nacional e internacional.

    Paula Jesus (pjesus@cm-maia.pt)

  • Serviço Educativo

    • Conceber e promover programas e atividades de incentivo à leitura e dinamização de outros recursos culturais;
    • Contribuir ativamente para a redução dos custos de funcionamento;
    • Aplicar os critérios estabelecidos de organização e funcionamento dos serviços;
    • Apoiar e orientar o utilizador dos serviços;
    • Promover ações de difusão, a fim de tornar acessíveis as fontes de informação primária, secundária e terciária.

    Filipe Gaspar (fneves@cm-maia.pt)

  • Serviço Público de Leitura

    • Apoiar e orientar o utilizador dos serviços;
    • Promover ações de difusão, a fim de tornar acessíveis as fontes de informação primária, secundária e terciária;
    • Contribuir ativamente para a redução dos custos de funcionamento
    • Propor a aquisição de documentos, suportes e equipamentos.
    • Preparar instrumentos de difusão, aplicando normas de funcionamento de bibliotecas e serviços de documentação de acordo com métodos e procedimentos previamente.
    • Inscrever utilizadores e proceder à atualização da respetiva base de dados.
    • Disponibilizar a documentação para a consulta presencial ou empréstimo domiciliário;
    • Organizar e arrumar a documentação;
    • Proceder à gestão do empréstimo domiciliário;
    • Contribuir para a gestão do empréstimo interbibliotecas;
    • Reunir dados que permitam a análise e avaliação da qualidade de produtos e serviços prestados pelo SPL;
    • Colaborar na análise e avaliação da qualidade de produtos e serviços prestados pelo SPL;
    • Fomentar hábitos de leitura e proporcionar aos utilizadores mecanismos de combate à iliteracia.

    Fátima Gonçalves (fgoncalves@cm-maia.pt)

  • Serviço Técnico

    • Contribuir para o estabelecimento de uma política de catalogação, indexação e cotação;
    • Contribuir ativamente para a redução dos custos de funcionamento;
    • Selecionar, classificar e indexar documentos sob a forma textual, sonora, visual ou outra, necessitando de desenvolver e adaptar sistemas de tratamento automático;
    • Preparar instrumentos de difusão, aplicando normas de funcionamento de bibliotecas e serviços de documentação de acordo com métodos e procedimentos previamente estabelecidos.
    • Efetuar o tratamento preliminar e final da documentação;
    • Cooperar com Coordenação no tratamento e organização da informação;
    • Colaborar na análise e avaliação da qualidade de produtos e serviços prestados pelo ST;
    • Colaborar na definição de processos de recuperação e exploração da informação.

    Cláudia Alves (calves@cm-maia.pt)