Passar para o Conteúdo Principal Top
Desporto CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Clube Académico de Pedras Rubras

Clube Académico de Pedras Rubras

O Clube Académico de Pedras Rubras foi fundado em 22 de Junho de 1974,após um jogo de futebol de um grupo de jovens frequentadores do extinto café Galicía contra um clube de Leça da Palmeira.
O Clube dedicou-se nos primeiros anos de vida á prática Damas; Sameirinha; Futebol amador ( onde participou vários anos nos campeonatos da Associação de Futebol do Porto ) e Xadrêz, modalidade em que a dada altura foi o clube com maior numero de praticantes inscritos na Federação Portuguesa de Xadrez, chegando mesmo a organizar um campeonato distrital disputado na quermesse paroquial de Moreira.
A par destas actividades, levou a cabo várias iniciativas de carácter social e desportivo de que são exemplo a realização de provas de motocross ; provas de perícia ; rally papers ; corridas de galgos ; arraiais minhotos ; etc..O clube foi vivendo conforme a vontade dos sócios tendo criado uma secção de Pesca Desportiva onde se salienta a vitória individual no concurso Internacional de Espinho.
A secção cultural promovia exposições ; jornais de parede ; concertos musicais ( onde se destaca a actuação de Jorge Palma entre outros ) e colóquios em que participaram por exemplo os saudosos treinadores de futebol José Maria Pedroto e António Morais.
No inicio dos anos 80 e depois desses jovens terem perdido alguma fogosidade tornando-se chefes de família, dedicou-se o clube para além do futebol ao Xadrez Feminino, participando nos campeonatos nacionais tendo num deles classificado 3 xadrezistas nos dez primeiros lugares. Nas comemorações dos seus aniversários distinguia alguns sócios que se notabilizavam durante o ano e também algumas figuras nacionais como foram os casos de Carlos Lopes ; Zeca Afonso ; prof. Dr. Vieira de Carvalho e o Dr. Queiroz e Melo. Organizou e realizou no salão dos Bombeiros Voluntários de Moreira o Festival da Canção de Moreira nas variantes sénior e infantil que se traduziram em estrondosos êxitos.
No final dos anos 80 dedicou-se ao Futsal sénior que mais tarde viria a abandonar para se dedicar exclusivamente aos escalões jovens nesta modalidade. Desde 1990 tem o clube procurado ministrar os conhecimentos e experiência desportiva adquirida pelos seus técnicos aos mais de 100 jovens com idades entre os 5 e os 14 anos que militam no clube. Este trabalho não se cinge apenas á parte desportiva, pois procuramos acompanhar os nossos atletas na sua evolução escolar através do aproveitamento, obrigando-os a algumas normas de ordem social e higiénica. Não rejeitamos jovens por menores que sejam as suas vocações futsalistas criando equipas “B” e “C” onde eles possam praticar o futsal e melhorar as capacidades desportivas e motoras, tendo no nosso curriculum algumas saborosas vitórias recompensadoras do nosso empenho na formação. Em 2009 voltamos a ter equipa de séniores , seguindo-se juvenis e juniores.

 

Modalidades:

Futsal
 - Escalões: 
Seniores; 
Juniores; 
Juvenis; 
Iniciados; 
Infantis;
Benjamins

Rua Joaquim Faria Moreira Ramalhão, nº 200 
4470-610 Vila de Moreira