Passar para o Conteúdo Principal Top
Desporto CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Núcleo Desportivo Santa Joana

Núcleo Desportivo Santa Joana

O "Núcleo Desportivo Santa Joana", nasce no ano escolar de 1989 / 1990, da vontade de um grupo de pais, que cujas filhas tinham uma grande apetência e muita qualidade para a modalidade do andebol e, da madre superiora do Externato Santa Joana - S.ra D. Maria do Céu Borges de Almeida. Este grupo de meninas nesse mesmo ano competiam somente a nível escolar, verificando-se a vitória em todos os jogos que disputavam, culminando com o encontro Nacional inter-escolas, realizado em Penafiel, ao qual foram Campeãs Nacionais.
No inicio do ano escolar 1990/1991, o Presidente da Associação de Andebol do Porto - Sr. Armando Campos, pediu que o "Núcleo Desportivo Santa Joana" se filiasse na A. A. P. e F. A. P., ao qual foi aceite por todos, começando-se de imediato a tratar dos documentos necessários para o efeito, elaboração dos estatutos, escritura notarial, publicação no Diário da Republica, etc.
Na época desportiva de 1990/1991, já em competições federadas e no escalão de infantis, fez-se um trajecto de praticamente só vitórias, obtendo-se os títulos de Campeão Regional e na fase final do Campeonato Nacional, realizado em Oeiras, obteve-se o título de Campeão Nacional.
Nas épocas seguintes, foram~se criando os diversos escalões, bambis, minis, infantis, iniciadas, juvenis, juniores e seniores, nos quais foram alcançados vários títulos Regionais e Nacionais e ainda, títulos de Campeão em competições de Torneios Internacionais  e com integração de varias atletas nas Selecções Regionais e Nacionais.
Devido ao grande crescimento do "Núcleo Desportivo Santa Joana", começaram a sentir-se sérias dificuldades de apoio logístico e praticamente nenhum apoio económico por parte da Cidade de Ermesinde e da Autarquia de Valongo, considerando o número de atletas, o dinamismo, os títulos, a grande divulgação da Cidade e do Concelho, começou a haver muito desconforto e incapacidade de continuar em crescimento e qualidade.
Esta situação chegou ao conhecimento do Ex.mo Sr. Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, Digníssimo Presidente da Câmara Municipal da Maia e, ao qual faz um convite, para mudar-se a sede do "Núcleo Desportivo Santa Joana" para o seu Concelho, referindo-se com muito entusiasmo ao dinamismo do Núcleo e também às atletas nascidas e ou residentes no Concelho da Maia, e ainda, que tinha várias e boas condições para proporcionar tudo aquilo que era de direito e desejo da colectividade.
Após várias diligências e reuniões, primeiro com, a Madre Superiora do Externato Santa Joana, com a Autarquia de Valongo, com os sócios, atletas e demais elementos ligados à colectividade, concluiu-se que, em face das condições apresentadas pela Autarquia da Maia, a melhor situação para a colectividade continuar a crescer e proporcionar as melhores condições às suas atletas, era aceitar com entusiasmo o convite.
Assim, em 29 de Outubro de 1999, foi realizada uma Assembleia Geral, para discussão e aprovação da alteração da sede social da colectividade e do nome que passaria a designar-se "NÚCLEO DESPORTIVO SANTA JOANA - MAIA", tendo sido esta nova designação proposta pelo próprio Sr. Presidente da Autarquia. A votação da Assembleia Geral, resultou com aprovação por unanimidade.
Seguiu-se a informação e reunião com o Ex.mo Sr. Prof. José Vieira de Carvalho, Digníssimo Presidente da Câmara Municipal da Maia, que nos indicou em pormenor todas as condições que iria proporcionar à colectividade, as quais efectivamente eram 
excelentes, pois davam garantias de, desenvolvimento, condições logísticas de treino e jogos e ainda económicas.
O novo "NÚCLEO DESPORTIVO SANTA JOANA - MAIA", na AUTARQUIA DA MAIA, obteve um maior desenvolvimento, crescimento, qualidade e prestigio, alcançando um maior número de atletas, muitos títulos Regionais, Nacionais e participações muito honrosas em Torneios Nacionais e Internacionais. 
Um muito obrigado ao Ex.mo Sr. Prof. JOSÉ VIEIRA DE CARVALHO, Digníssimo Presidente da Câmara Municipal da Maia, e ao, Ex.mo Sr. Eng. ANTÓNIO GONÇALVES BRAGANÇA FERNANDES, Digníssimo Vice - Presidente e Vereador do Desporto à altura, e que assumiu a Presidência posteriormente.

 

Modalidades:

Andebol Feminino  - Escalões:
Bambis; 
Minis;
Infantis; 
Iniciadas; 
Juvenis; 
Juniores; 
Seniores.

Avenida Lidador da Maia
Edifício Municipal 2º Piso - Sala 6
4425-116 Águas Santas