Passar para o Conteúdo Principal Top
Desporto CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Sport Club Castêlo da Maia

Sport Club Castêlo da Maia

O Sport Club Castêlo da Maia foi fundado há exatamente 76 anos, tendo os seus estatutos sido discutidos e aprovados em Assembleia-geral de 16 de Janeiro de 1938. A ideia de constituição de uma coletividade surgiu porque os jovens castelenses, aproveitavam as tardes de sábado e as manhãs de domingo, para se reunirem e disputarem renhidos e animados jogos de futebol.
Os jogos aconteciam no parque de “Santo Ovídeo”, onde algumas árvores “estrategicamente colocadas” serviam para delimitar as balizas, enquanto outras apenas serviam para atrapalhar.
Pertenciam a este grupo, entre outros, Agostinho Faria, Francisco Duarte e Armando Nogueira. Era este quem assumia a organização dos jogos. Estes jovens recebiam por vezes equipas vizinhas, ou deslocavam-se a outras paragens para os defrontar quase sempre, em campos de agricultores.

Sensibilizado para a viabilidade do dedicado grupo de “jogadores da bola” ser devidamente enquadrado numa associação, Manuel Pereira, que era jardineiro na “Quinta do Polónia”, lançou o repto da constituição de um clube desportivo. A ideia foi bem acolhida pelo Dr. Costa Lima, pessoa vivamente empenhada nos assuntos respeitantes ao Castêlo. Rapidamente se formou um núcleo de interessados na causa, os referidos e aos quais se junta Ricardo Guimarães, que além de participar nas atividades de campo, dava importante contributo no sector administrativo em virtude de ser guarda-livros na empresa Algodoeira do Castêlo da Maia. A ele se juntou Joaquim Teixeira, seu colega na empresa, sendo-lhe atribuído o processamento da correspondência do clube.

Lançado o clube as reuniões, até então realizadas na casa de Albertino Costa, puderam ser realizadas em instalações próprias com a instalação da sede social, paredes meias com o registo civil, antigo edifício dos paços do concelho clube ia, diversificando as suas atividades, aproveitando várias facetas dos associados, um deles Altino Maia, um apaixonado pelo ciclismo, treinava durante os percursos para o trabalho, desde a sua casa em Cidadelha e o Porto. Representando o Sport foi possível concretizar a sua participação em duas edições de Volta a Portugal, juntamente com outros ciclistas que se conseguiram reunir. João Maia, que escrevia e adaptava muitas peças, promoveu diversos espetáculos de teatro. As roupas eram reunidas por Armando Nogueira, os atores, eram recrutados na população, os espetáculos eram realizados em frente á sede do clube, ou na garagem da empresa de camionagem castelense.

Para a prática de futebol, foi necessário encontrar um local adequado. A solução foi arrendar uma bouça situada nas traseiras da estação do caminho-de-ferro. Durante os anos 50 foi construído um novo campo de futebol situado na Rua do Campo da Bola que nos finais dos anos 70 sofreu obras de remodelação e alteração da configuração do terreno de jogo e em simultâneo decorreu a construção da bancada existente. No início dos anos 90 o terreno de jogo passou a ser em relva natural por força da participação do clube no Campeonato da 3ª Divisão Nacional. Hoje, o clube continua a realizar os seus jogos no Estádio Municipal Dr. Costa Lima, sendo que as equipas das camadas jovens treinam e jogam no Parque das Cardosas em S. Pedro de Fins e na Academia da Bola no Castêlo da Maia. Em Agosto de 2009 entrou em funcionamento a nova sede do clube situada no interior da bancada, bem como foi construído um campo de treinos nos terrenos contíguos ao estádio de apoio às equipas de formação do clube. O grande objetivo do clube neste momento é fazer regressar ao estádio os jogos das suas equipas de formação com a colocação de uma relva sintética.

Ainda a salientar nos finais dos anos 60 deu-se início a uma nova modalidade desportiva, desta feita, o voleibol que, anos mais tarde, e após uma cisão deu origem ao Castêlo da Maia Ginásio Clube, recentemente sagrado tetracampeão nacional de voleibol.

O momento mais marcante da história do Sport Club Castêlo da Maia foi, sem dúvida, a participação na Taça de Portugal, onde eliminou o Nacional da Madeira no Estádio dos Barreiros.

Na época de 2008/2009, viveu-se um momento histórico. Pois, o clube contou pela primeira vez na sua existência com a totalidade das camadas jovens. Abriu as suas portas a crianças com idades a partir dos 4 anos, para lhes proporcionar momentos desportivos e educativos e boa formação cívica, tendo como pano de fundo a modalidade mais amada por eles – o futebol. São mais de 200 atletas distribuídos pelos escalões: Academia, Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores que disputam o Campeonato Distrital, organizado pela Associação de Futebol do Porto.

O Sport Club Castêlo da Maia, dada a sua rica e longa história, é a coletividade mais antiga da vila do Castêlo da Maia e uma das mais antigas do concelho da Maia, pelo que é muito relevante e marcante a sua importância no contexto concelhio. É uma coletividade que vem em crescimento contínuo nos últimos anos face à nova estratégia que adotou de uma aproximação à população residente na vila, apostando na formação de atletas, erradicação de dívidas, plano de ação para o equilíbrio financeiro, proporcionando a utilização dos espaços pertencentes à coletividade para o usufruto da população disponibilizando os seus serviços. 
No aspeto económico-financeiro o cube proporciona a divulgação e promoção das empresas com as quais estabelece protocolos de cooperação. 

O Sport Club Castêlo da Maia sempre assumiu um importante papel no Concelho, afirmando-se pelo generoso e construtivo contributo de pessoas que no dia-a-dia trabalham em prol da sua comunidade, em áreas como a promoção do desporto, da saúde, da educação, do património, do ambiente, lazer, etc.

Contudo, há cada vez maiores dificuldades para levar as pessoas às associações, a participar. Trabalhar por carolice não é fácil e ninguém quer assumir responsabilidades. As coisas têm de ser cultivadas e a Escola e a Educação deve ter um papel determinante na promoção dos valores do associativismo.

Porque o nível de desenvolvimento de uma sociedade se afere cada vez mais pelo envolvimento dos cidadãos nos processos de decisão e pela consciência coletiva que estes revelam, porque são os jovens já atores sociais do presente e a geração herdeira do mundo que hoje construímos. É estratégico para o Concelho da Maia que se reforce uma Política de Juventude que promova o envolvimento ativo dos jovens, que lhes disponibilize instrumentos de capacitação e facilitadores da sua participação cívica e que aposte no Movimento Associativo enquanto parceiro privilegiado na prossecução desses objetivos.
Devemos pois, aproveitar as sinergias de todas as coletividades e apoiá-las, de modo a elas também contribuírem para o processo de desenvolvimento do nosso concelho e das futuras gerações maiatas.

 

Campo de Futebol
Estádio Municipal Dr. Costa Lima


Modalidades:

Futebol - Escalões:
Academia (Sub 6), 
Academia (Sub 9), 
Benjamins (Sub 10), 
Benjamins (Sub 11), 
Infantis (Sub 12), 
Infantis (Sub 13), 
Iniciados (Sub 14),
 Iniciados (Sub 15), 
Juvenis, 
Juniores, 
Seniores,
Veteranos.

Rua Sport Club Castelo da Maia, S/N
4475-169 Castêlo da Maia