Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Parque Urbano dos Maninhos

A primeira fase de intervenção contempla uma área aproximada de 7000 m2 na margem esquerda de uma pequena ribeira. O valor florístico preexistente de maior significado é constituído pela galeria ripícola, com uma dimensão apreciável, onde se encontram salgueiros de grande dimensão em conjunto com amieiros e freixos.

image_previewO projecto assenta em 3 princípios essenciais: a manutenção e valorização da galeria ripícola, o aumento do interesse florístico e da biodiversidade do espaço e a transformação do terreno num espaço com mais interesse morfológico e visual.

A entrada é feita a Norte, formalizando-se aqui uma pequena praça de recepção. Em frente à
praça desenvolve-se, através de modelações de terreno, uma área lúdica, passível de ser
equipada, no futuro, com escorregas tubulares.

No interior do mesmo espaço encontra-se também uma grande área plana, um campo informal, vocacionado para o recreio activo. Na lateral Norte deste campo encontra-se um pequeno muro de suporte de terras em pedra associado ao pequeno muro de suporte de terras onde existem muretes-banco para conforto da estadia.

A vegetação utilizada é essencialmente autóctone para minimizar custos de manutenção e rega, garantindo uma maior adaptabilidade às condições edafo-climáticas do local. Assim definiram-se duas grandes zonas: nas cotas mais baixas o domínio das ripícolas; nas cotas mais altas dominam as climácicas desta região biogeográfica e as prunoídeas com interesse floral, havendo ainda algumas pontuações de aloctones não invasoras.