Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Praça dos Altos

O Projecto da Praça dos Altos, surgiu da necessidade de criar uma zona verde com dimensão, na Urbanização designada dos Altos cuja densidade habitacional construída é uma realidade.

image_large_altosA Praça não é mais que uma grande mancha verde que se desenvolve em forma radial de núcleo construído, marcado por um deck de madeira que funcionará como esplanada da cafetaria. Trata-se de um pequeno edifício, onde o serviço regular de cafetaria é uma realidade sublinhada por um espaço em que linhas estéticas actuais se fundiram com os materiais tradicionais, de onde sobressaem a madeira e o vidro, numa linha de pensamento ecológico de utilização de matérias primas naturais e ecológicas para além de uma forte interacção entre espaços interiores e exteriores, conseguida pela transparência do vidro e pela permeabilidade do edifício.

Praça foi pavimentada a granito da região e equipada com mobiliário urbano, sempre com elementos em madeira, gerando uma harmonia cromática e sensorial dos elementos construídos. Esta Praça tem uma forma circular, que se desenvolve em torno de um grande relvado central, a uma cota ligeiramente mais baixa do que a área pavimentada, onde o espaço plano e aberto permitiram a expansão de movimentos e de vistas. O perímetro exterior da Praça é rodeado por uma densa cortina arbórea de Bétulas, e no jardim foram plantados Phormium e Bambus. As árvores formam uma barreira visual e sonora que permite uma reclusão de quem usufrui deste espaço verde.