Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Monte da Nossa senhora da Hora

image_large (1)Senhora Hora

(Área (Ha): 3,38 ha)

O Sítio     
O Monte da Senhora da Hora situa-se no lugar de Barroso, Freguesia de Nogueira, e constitui um espaço de miradouro e romaria a Nossa Senhora da Hora, situado à cota de 100 m, num espaço sobranceiro à A42. A paisagem envolvente é marcada pelo vale amplo da Ribeira do Arquinho, sendo a parte mais alta ocupada por uma capela, uma escola e por um conjunto de postes de alta tensão com um carácter marcadamente intrusivo.

“Antigamente, era uma extensa zona de mato, tojo e giestas.”  Em 2005 foi alvo de um projecto de requalificação urbana e paisagística.

O acesso ao Monte faz-se quer por um arruamento, quer por uma escadaria que, respectivamente apontam à escola e à capela. Esta está voltada a sul e possui um adro que é simultaneamente um miradouro sobre o concelho da Maia.

A escadaria é ladeada por uma alameda de choupos com plantações herbáceo-arbustivas que surgem alternadamente com cruzeiros e capela, alusivos aos últimos passos da Via Sacra, culminando no adro da igreja, pavimentado a cubo de granito e rodeado por Magnolia soulangeana.

Existe ainda uma plataforma pavimentada com bancos que funciona como miradouro em direcção ao mar, com áreas habitacionais e resquícios de áreas agrícolas em primeiro plano. O cimo do monte mantém ainda o seu aspecto natural tendo sido introduzidos, entre os afloramentos rochosos envolvidos por vegetação rasteira onde prevalecem nomeadamente urzes e tojos, um circuito pedonal, bancos, papeleiras e iluminação Regista-se a recente plantação de Pinheiros mansos (Pinus pinea).

A partir do fundo da escadaria, ao longo do arruamento que contorna o monte, em direcção a poente, distribuem-se as restantes capelas e cruzes de pedra até à Igreja de Vermoim cujo adro ajardinado se desenvolve a sul e, a norte encontra-se o cemitério.

Património Cultural     

  • Capela da Senhora da Hora -  1869
  • Via Sacra
  • Igreja de Nogueira    

Património Natural   
Maciço granítico revestido a vegetação natural rasteira – como prado e urze – possuindo também Pinus pinea (em recuperação).  

Acessibilidade     
Rua Prof. Dr.ª Laurinda Dias da Silva

Funções     
Espaço de culto, zona de lazer e miradouro 

Equipamentos     
Capela, Via-Sacra (cruzeiros e capelas), escola, miradouro e parque de estacionamento
Mobiliário Urbano e Elementos Construídos: muros de pedra, bancos, escadas, caminhos, iluminação, papeleiras.