Maia, amiga da dávida de sangue

28059276 1601507849938766 7424453375877483227 n 1 1024 2500
20 Fevereiro 2018

No dia 20 de fevereiro, decorreu na escola EB1/JI de Currais a iniciativa “Maia, amiga da dávida de sangue”, que contou com a presença especial do embaixador do Programa Municipal de Saúde Escolar, o Futebol Clube do Porto, que se fez representar por atletas da sua equipa sénior de hóquei em patins.

“Maia, amiga da dádiva de sangue” consiste num projeto de Saúde e Cidadania, no âmbito do Programa Municipal de Saúde Escolar 2017/18 que a Câmara Municipal da Maia, em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação disponibiliza às escolas do concelho. Com este projeto pretende-se, entre outras mensagens, motivar os alunos para a adoção de atitudes positivas, responsáveis e de compromisso perante a saúde e solidariedade.

Assim, a sensibilização para a dádiva de sangue junto das crianças e suas famílias é um objetivo considerado prioritário ao nível da intervenção na área da Saúde Escolar.

Este projeto tem dois objetivos principais:
1. Dar a conhecer e sensibilizar os jovens, a comunidade escolar e famílias, para a importância da dádiva de sangue;
2. Motivar os alunos para a adoção de atitudes positivas responsáveis e de compromisso perante a saúde e solidariedade onde as crianças poderão ser jovens dadores indiretos. Sublinho que as crianças são dadores indiretos de sangue porque ao evitar o acidente evitam gastar as reservas de sangue dos hospitais e desta forma contribuem para que não haja gastos desnecessários.

Foram já cerca de 300 alunos que, no presente ano letivo, contaram com a visita de uma técnica do Instituto Português do Sangue e da Transplantação nas suas salas de aula, onde decorreram ações de sensibilização nesta temática.