Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorrir para a Vida.

O “Príncipe Nabo” trouxe todos os alunos do 5º e do 6º ano do Agrupamento de Escolas do Levante da Maia ao Fórum da Maia!

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
26 Fevereiro 2019

O Projeto “À Barca, À Barca” nasce do feliz encontro entre a arte e o engenho da Companhia de Teatro do Bolhão, a oportunidade de candidatura ao programa Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social e o sempre presente desejo incansável da Câmara Municipal da Maia na promoção do sucesso escolar dos/as aluno/as.
Atendendo a que o domínio da língua é absolutamente fundamental para o sucesso escolar, é necessário alavancar o envolvimento das crianças e jovens no processo de aprendizagem e formação. As artes em geral e o teatro em particular, baseiam-se em processos interpretativos em que a comunicação de uma mensagem é sempre o objetivo principal. Por isso o teatro se assume, como um mediador privilegiado para trabalhar o interesse, a prática e expressão do Português, ferramenta nuclear e transversal a todas as disciplinas do ensino básico. Todas as peças trabalhadas no projeto “À Barca, À Barca” surgem de obras que integram o Plano Nacional de Leitura.
Ancorado na Câmara Municipal da Maia, o projeto desenvolve-se junto dos/as alunos/as e professores/as do Agrupamento de Escolas do Levante da Maia, que não hesitou em embarcar.
A peça “O Príncipe Nabo”, uma das obras literárias de Ilse Losa, trouxe ao grande ao Grande Auditório do Fórum da Maia, no dia 26 de fevereiro, 200 alunos/as do 5º e do 6º ano, que, no final da peça, puderam questionar o elenco. Perguntas como “Quanto tempo demora a ensaiar uma peça de teatro?” ou “Como decoram os textos?”, entre outras, foram prontamente respondidas. Também os/as professores/as que acompanham as turmas reconhecem a mais-valia deste projeto, muito pelo dinamismo que aporta às suas aulas.

 

#JUNTOSPELAEDUCAÇÃO