CriAtividade

24 Abril 2018

A Educação assume-se como uma das prioridades estratégicas da Área Metropolitana do Porto (AMP), estando na base da elaboração dos diferentes instrumentos de operacionalização a nível nacional, regional e local do programa Portugal 2020.

Para além dos projetos municipais, a AMP identificou também um conjunto de projetos de carácter inovador e de elevado potencial de impacto educativo designado por “Trilhos para a Inovação Educativa na AMP”. Um destes projetos é o “CriAtividade: Problem Solvers em Ação”, que se encontra a ser desenvolvido no ano letivo de 2017/2018, com alunos do 6º ano de escolaridade dos 17 municípios da AMP, onde está incluído o concelho da Maia, com a turma do 6ºA da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia contando com a colaboração da Prof. Leonor Lino.

A identificação deste projeto surge pela consciência de que vivendo numa sociedade em rápida mudança cientifica, tecnológica e social, a capacidade de adaptação aos novos desafios é fundamental para garantir a integração e sucesso dos alunos/as. Desta forma, torna-se importante preparar as crianças e jovens para novas abordagens, formas de pensar mais flexíveis e criativas, espirito crítico, capacidade de análise e questionamento, competências de cooperação e comunicação, bem como elevado sentido de iniciativa, autonomia e responsabilidade, assentando no desenvolvimento de um trabalho colaborativo e multidisciplinar, envolvendo toda a comunidade.

Neste momento, o projeto encontra-se na sua fase final de implementação, tendo sido objeto de destaque no programa CC All Stars no canal Sic Radical no passado dia 17 de Abril, no qual a turma 6ºA teve a possibilidade de partilhar as suas experiências.

No passado dia 21 de Abril, o projeto teve um dos seus momentos marcantes: o “Dia da Criatividade”, que foi totalmente dedicado à demonstração das competências desenvolvidas pelos alunos que se distribuíram em "tribos", através do lançamento e resolução de um conjunto de desafios em que puderam utilizar diversos saberes e conhecimentos multidisciplinares. As "tribos" da Maia brilharam!!!

logo financiamento