Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorrir para a Vida.

CriAtividade

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
24 Abril 2018

A Educação assume-se como uma das prioridades estratégicas da Área Metropolitana do Porto (AMP), estando na base da elaboração dos diferentes instrumentos de operacionalização a nível nacional, regional e local do programa Portugal 2020.

Para além dos projetos municipais, a AMP identificou também um conjunto de projetos de carácter inovador e de elevado potencial de impacto educativo designado por “Trilhos para a Inovação Educativa na AMP”. Um destes projetos é o “CriAtividade: Problem Solvers em Ação”, que se encontra a ser desenvolvido no ano letivo de 2017/2018, com alunos do 6º ano de escolaridade dos 17 municípios da AMP, onde está incluído o concelho da Maia, com a turma do 6ºA da Escola Básica e Secundária do Levante da Maia contando com a colaboração da Prof. Leonor Lino. 

A identificação deste projeto surge pela consciência de que vivendo numa sociedade em rápida mudança cientifica, tecnológica e social, a capacidade de adaptação aos novos desafios é fundamental para garantir a integração e sucesso dos alunos/as. Desta forma, torna-se importante preparar as crianças e jovens para novas abordagens, formas de pensar mais flexíveis e criativas, espirito crítico, capacidade de análise e questionamento, competências de cooperação e comunicação, bem como elevado sentido de iniciativa, autonomia e responsabilidade, assentando no desenvolvimento de um trabalho colaborativo e multidisciplinar, envolvendo toda a comunidade.

Neste momento, o projeto encontra-se na sua fase final de implementação, tendo sido objeto de destaque no programa CC All Stars no canal Sic Radical no passado dia 17 de Abril, no qual a turma 6ºA teve a possibilidade de partilhar as suas experiências.

No passado dia 21 de Abril, o projeto teve um dos seus momentos marcantes: o “Dia da Criatividade”, que foi totalmente dedicado à demonstração das competências desenvolvidas pelos alunos que se distribuíram em "tribos", através do lançamento e resolução de um conjunto de desafios em que puderam utilizar diversos saberes e conhecimentos multidisciplinares. As "tribos" da Maia brilharam!!!

logo financiamento