O QUE SÃO AS APÓLICES DO REAL ERÁRIO?

05 Fevereiro 2019

As crianças da Maia sabem!

Das Apólices do Real Erário, aos Reis, passando pelo Escudo … hoje guardamos Euros na carteira. O projeto No Poupar Está o Ganho, que se desenvolve em algumas turmas do concelho da Maia desde o ano letivo 2014/2015, visa aumentar e reforçar a literacia financeira junto das crianças do 1º ciclo do ensino básico.

A Câmara Municipal da Maia é investidora social do projeto No Poupar Está o Ganho, desenvolvido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, que vai de encontro aos objetivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e Ciência. O projeto inicia-se pela formação dos professores envolvidos, seguida de uma visita ao Museu Papel Moeda que simboliza o início do projetos para as turmas e depois trabalham os conteúdos definidos, respondendo aos desafios que mensalmente lhes são lançados, ações que culminam num projeto final que vai a concurso nacional. Ao longo do ano são trabalhados conceitos como “planeamento e gestão do orçamento familiar”, “produtos financeiros”, “poupança” e “ética” e “direitos e deveres”. Desde que trabalhamos a literacia financeira no concelho, as nossas crianças já ganharam um primeiro prémio e duas menções honrosas pela excelente trabalho que têm desenvolvido juntamente com os seus professores das Atividades de Enriquecimento Curricular.