Os/as alunos/as do 8º ano do Agrupamento de Escolas do Levante da Maia embarcaram n'A Viagem

10 Maio 2019

No âmbito do projeto “À Barca, À Barca”, os/as alunos/as do 8º ano da escola básica e secundária do Levante da Maia tiveram a oportunidade de assistir, no dia 10 de maio, a uma dramatização do conto "A Viagem" de Sophia de Mello Breyner Andresen na Casa do Povo de Vermoim.

O conto "A Viagem" desenha metaforicamente a procura do sentido mais profundo da vida humana através da partilha do percurso de um homem e de uma mulher que, enquanto se dirigem a um lugar maravilhoso, desconhecido, vão sucessivamente encontrando e perdendo tudo o que encontram.

A peça de teatro apresentada aos/às alunos/as, com a encenação da Joana Providência e interpretação do João Cravo Cardoso e da Mariana Costa, constituiu uma oportunidade de criação artística que proporcionou, a quem assistiu, uma experiência inigualável do simbolismo da vida e das memórias.

No final da peça, os/as alunos/as puderam questionar o elenco e descobrir a metáfora da palavra poética do conto, assim como o sentido figurado das memórias que nos trespassam.

Maia. Sorrir para a vida.