Movimento Transformers - "Caça-Sonhos"

17 Maio 2019

O Movimento Transformers é um movimento nacional de voluntariado, recomendado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que tem como missão aumentar os índices de envolvimento das pessoas nas suas comunidades através daquilo que mais gostam de fazer.

Através do Projeto Trilhos para a Inovação Educativa da Área Metropolitana do Porto, o Transformers está a trabalhar na Maia, nomeadamente no Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho desde o ano letivo passado com a turma 8ºB. Este ano a atividade escolhida pela turma foi "Caça-Sonhos".

Esta é uma atividade onde se fala sobre os sonhos de cada um/uma, sobre as necessidades de reconhecimento dos/as alunos/as, sobre hábitos e como eles nos podem ajudar a atingir objetivos. Os/as alunos/as têm percebido que para defender e conquistar os nossos sonhos não precisamos de destruir os sonhos dos outros, pelo contrário, podemos trabalhar em conjunto para o sucesso de todos.

Nesse sentido e atendendo à ação de payback que os/as alunos/as devem realizar, decorreu no passado dia 03 de maio, na Câmara Municipal da Maia, o primeiro momento da ação que consistiu numa auscultação de sonhos dos/as funcionários/as das Divisões de Recursos Humanos, Desporto, Educação e Ciência, Biblioteca Municipal e Gabinete da Exma. Sra. Vereadora da Educação e Ciência, Dra. Emília Santos.

Divididos por equipas, os/as aprendizes pediram aos/às colaboradores/as que escrevessem os seus sonhos, de forma anónima, em post-its que foram devidamente colocados num "cofre dos sonhos". Como forma de agradecimento os/as alunos/as entregaram uma carta inspiradora a cada pessoa que participou na atividade.

Os/as alunos/as transformaram a tarde de todos os envolvidos num momento de alegria e genuína partilha, conforme comprovam as fotografias.

No dia 31 de maio decorrerá o segundo momento da ação de payback que corresponde à "Praça dos Sonhos" onde os/as alunos/as irão agrupar os sonhos em categorias numa exposição a realizar-se no átrio da Torre Lidador. O grande objetivo é que se perceba que, dentro do mesmo espaço, existem pessoas com os mesmos sonhos e que se os partilhassem, tornar-se-ia mais fácil alcançá-los.

Maia. Sorrir para a vida.

logo financiamento