"Maia a Filosofar"

28 Novembro 2019

O dia mundial da Filosofia, ocorrido a 21 de novembro, deu o mote à iniciativa “Maia a Filosofar” que teve lugar durante toda uma semana (de 18 a 22 de novembro) e em que as Escolas Básicas do Município experienciaram atividades filosóficas para crianças e para a comunidade educativa.

No âmbito do projeto CRIA +, a Filosofia para Crianças está presente junto das crianças do 2º ao 4º ano de escolaridade e em todas as Escolas Básicas do nosso concelho. A equipa de mais 50 técnicos/as, que asseguram esta atividade lançaram dois grandes desafios às crianças, e que estão espelhados nas imagens que chegaram das diferentes escolas.
Cada escola criou um ponto de interrogação em forma de logotipo humano, o meio encontrado de recordar que um dos princípios fundamentais da Filosofia é a interrogação individual e do mundo que nos rodeia. Paralelamente as diferentes turmas criaram ou espalharam pensamentos filosóficos pela comunidade educativa, em que cada cada aluno criou um ou mais pensamentos, da sua autoria ou não, de modo a reforçar a importância da Filosofia no nosso dia-a-dia. As formas encontradas foram variadas, passaram por uma simples carta ou um criativo cartaz, marcadores de livros, aviões de papel, e outras formas que aqui se apresentam. Uma iniciativa que mobilizou milhares de alunos/as das nossas Escolas, sob o lema: “Maia a Filosofar.”

Maia. Sorrir para a vida.