Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Qualidade do Ar

imagens_topo

A qualidade do ar que respiramos configura outro dos importantes indicadores de qualidade de vida de qualquer cidade. A sua monitorização contínua e a disseminação da informação sobre os resultados obtidos assim como dos impactos das nossas decisões quotidianas na qualidade do ar serão determinantes para promover a alteração de comportamentos em prol da sua melhoria.
Em resposta a este desígnio, serão instalados sensores de monitorização da Qualidade do Ar na área do BaZe – Living Lab Maia e bem ainda noutros pontos sensíveis de monitorização e avaliação, atentas as principais fontes de alteração.
O sistema permitirá a visualização das leituras de temperatura, humidade, pressão atmosférica, Monóxido de Carbono (CO), Óxidos de Azoto (NO, NO2), Dióxido de Enxofre (SO2), Medidor de Partículas (PM1,0; PM2,5; PM10).
Estes dados serão disponibilizados, permitido alertar a população para os impactos. O rastreamento, acompanhamento, alertas, permitirão a implementação de um plano de monitorização sistemático e transparente que irá condicionar ações imediatas de alteração de comportamentos urbanos, bem como a tomada de medidas de condicionamento dos poluidores, de forma a procurar garantir a redução ou eliminação dos excessos.