Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#FiqueEmCasa

Florestas

As florestas são um importante aliado no combate às alterações climáticas, pois desempenham um papel fundamental no ciclo do carbono. No entanto, as florestas também são dos ecossistemas mais afetado, interferindo na sua dinâmica e fitossanidade.

As florestas albergam uma incrível multiplicidade de espécies vegetais e animais, mas são altamente vulneráveis às alterações climáticas, devido à sua reduzida capacidade de dispersão num curto espaço de tempo. Qualquer redução da área florestal implica a perda de habitat para as inúmeras comunidades dependentes.

O aumento da temperatura e a seca:

  • Potenciam a ocorrência de incêndios, que para além dos prejuízos económicos diretos, leva à perda de biodiversidade, aumenta a erosão do solo e o risco de contaminação dos cursos de água;
  • Reduzem a capacidade de as árvores produzirem seiva que as protegem de insetos nocivos, tornando-se mais vulneráveis a pragas e à recolonização por espécies invasoras, resultando num decréscimo da produtividade;
  • Promovem alterações na área de distribuição geográfica de algumas árvores, com deslocações para norte ou para altitudes mais elevadas, sendo que as espécies de montanha poderão enfrentar risco de extinção caso o seu habitat deixe de ser favorável.