Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#FiqueEmCasa

Ações de Sensibilização para a população em geral

 

Conferência “Estratégia Local- Mudança Global”

No dia 9 de maio de 2019, teve lugar a primeira ação dirigida à população em geral, no Salão Nobre, dos Paços do Concelho.
A conferência, moderada por Aline Guerreiro, vogal na Direção Nacional da Quercus, abordou quatro temas importantes, “A importância da educação para a sustentabilidade”, “A utilização de nature based solutions para a adaptação às alterações climáticas e apoio à gestão do ciclo da água”, “O contributo dos telhados verdes na mitigação das alterações climáticas” e “A aplicação da biotecnologia para recuperação de áreas degradadas”.

A conferência iniciou com a intervenção do Pedro Macedo, investigador na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que reforçou a importância de vivermos dentro dos "limites planetários" e na urgência em transformar o comportamento humano que está a colocar em causa o nosso planeta.

A investigadora no CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), Cristina Calheiros, direcionou a sua intervenção para a gestão da água nas cidades, apresentando soluções baseadas na natureza, onde será possível ter água disponível em alturas de seca e também, estruturas que impedirão inundações.

Beatriz Castiglione, técnica na Associação Nacional de Coberturas Verdes, mostrou os benefícios que a vegetação em edifícios trarão, sobretudo, na redução das ilhas de calor, na diminuição do ruído e na qualidade do ar.

Paula Castro, Professora Catedrática na Universidade Católica, centrou-se na aplicação de biotecnologia para recuperação de áreas degradadas.

Como nota final, foi reforçada a importância dos jovens como agentes de mudança.

 

Pode consultar aqui as apresentações:

Apresentação de Pedro Macedo

Apresentação de Cristina Calheiros

Apresentação de Beatriz Castiglione

Apresentação de Paula Castro

Ações na “Hortíssima- Maia, sorrir para a vida”

O evento “Hortíssima – Maia, sorrir para a vida”, decorreu de 1 a 5 de junho de 2019, no Parque Central da Maia, e foi palco de várias ações para a comunidade sobre a temática das alterações climáticas.

Com uma presença diária média de 50 crianças, foram desenvolvidas ações com uma componente teórica, servindo para uma contextualização e sensibilização inicial ao tema e uma componente prática que permitiu, através do desenho, desenvolver o sentido crítico e autónomo sobre a problemática.

Foram desenvolvidas ações direcionadas para as crianças que marcaram presença, em média 50 crianças por dia. Estas ações que tiveram uma componente teórica inicial de contextualização e sensibilização ao tema abordaram os tópicos como contextualização geral sobre as alterações climáticas, principais consequências, principais causas e comportamentos que potenciam as alterações climáticas e transmissão da mensagem que todos podemos ser veículos da mudança contribuindo para a promoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis e efetivos.

Os conhecimentos adquiridos foram de seguida transmitidos para um desenho. A formação da comunidade escolar constitui um grande contributo para que as camadas mais jovens da população adquiram as capacidades e ferramentas necessárias para desenvolver um pensamento crítico e autónomo perante a problemática, e para se constituírem veículos transmissores da mudança de comportamentos.