Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#FiqueEmCasa

Espaço Demonstrativo

No espaço demonstrativo e interativo é possível simular a utilização de energias renováveis, através do movimento de determinados mecanismos.
Este espaço permitir de uma forma interativa e divertida, simular a interação entre as fontes de energias renováveis, como o vento e a água, e os equipamentos geradores das chamadas energias renováveis .

“Energia a Pedalar”

O projeto “Energia a Pedalar” integrou a exposição das Alterações Climáticas na Hortíssima e na Semana da Mobilidade da Maia.
No espaço Energia a Pedalar existem 5 bicicletas, cada uma associada a mecanismos diferentes, permitindo simular a utilização de energias renováveis. Estes mecanismos são acionados assim que se começa a pedalar as bicicletas, demonstrando dessa forma como se pode produzir energia. A partir da energia gerada pelo movimento das bicicletas, que cada indivíduo lhe proporciona, é possível simular a utilização de várias fontes de energias renováveis, nomeadamente:

1. Energia Potencial Gravítica e Barragens

A energia produzida pela bicicleta vai gerar energia elétrica, que por sua vez acionará uma bomba de água. Esta é conduzida do reservatório inferior para uma coluna de água situada num nível superior. A água entra por chuveiro e a coluna simula a ocorrência de chuva que conduz ao enchimento de uma barragem. Quando a coluna atinge um determinado nível podemos abrir uma torneira, simulando a abertura das comportas de uma barragem, e produzindo desta forma energia elétrica que fará funcionar um semáforo.

2. Ondas e Energia

Neste mecanismo, o funcionamento da bicicleta vai gerar energia e colocar em movimento oscilatório um cilindro com água, simulando a formação de ondas no mar. Ao atingir uma cadência adequada, a onda aciona uma boia que irá produzir energia elétrica. Por fim, esta energia servirá para iluminar o farol colocado no topo do sistema.

3. Vento e Energia Eólica

Através do movimento da bicicleta, obtém-se energia para fazer rodar as hélices de uma ventoinha, simulando o vento que por sua vez acionará uma turbina eólica.

4. Sol e Energia Fotovoltaica

Com base na energia fornecida a esta bicicleta, será possível acender quatro focos de luz (que representam a luz solar), os quais irão incidir sobre um painel fotovoltaico. Neste exemplo, a energia elétrica produzida por esse painel faz mover um boneco, simulando um futebolista a dar toques numa bola.

5. Movimento e Energia Cinética

Esta bicicleta, pretende-se demonstrar de uma forma direta, a transformação da energia mecânica produzida pelo ciclista, em energia elétrica. Esta quando produzida, aciona e faz trabalhar uma ventoinha situada ao lado do ciclista, refrescando-o, bem como, ao conjunto do recinto, sem que seja necessário despender outro tipo de energia.