Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Relações Internacionais e Cooperação Económica

As relações entre cidades constituem uma das melhores formas de cooperação descentralizada de natureza bilateral, consolidando relações de amizade, intercâmbio e solidariedade, promovendo sinergias a nível cultural, social e económico, e fomentando o direito internacional de participação, a um nível pessoal e cívico, das populações envolvidas.

A Câmara Municipal da Maia acredita que estas relações promovem o Município internacionalmente, valorizando o know-how técnico da instituição e o potencial da atividade económica e empresarial do Município, contribuindo também para a melhoria contínua dos serviços e para o desenvolvimento local, pela partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas. Paralelamente, e mais especialmente no contexto dos países lusófonos, são também um meio de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações e para a preservação de laços históricos e culturais comuns, preservando esse legado e respeitando sempre as diversidades existentes.

A Câmara Municipal da Maia entende também que é importante incentivar o desenvolvimento de projetos integrados de cooperação, de média e longa duração, que envolvam parceiros nacionais e locais, de forma a constituírem uma aposta no processo de desenvolvimento das populações e das regiões dos países envolvidos, procurando pautar sempre a sua ação de cooperação por estes princípios.

Valorizando esta forma de cooperação descentralizada, o Município da Maia tem relações privilegiadas com cidades de vários continentes, demonstrando a sua capacidade de adaptação a diferentes contextos sociais, culturais e económicos.

A nível local, a Câmara Municipal da Maia procura sempre envolver as escolas (professores e alunos) do Município em ações de Educação para o Desenvolvimento, entendendo que é a população mais jovem que, atuando como agentes catalisadores, pode fazer a diferença. As artes plásticas têm sido o veículo privilegiado nesse processo, na forma de concursos de arte infantil e de oficinas de artes plásticas.