Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Serviços

  • Acompanhamento e Aconselhamento Psicológico (GAAPP)

    O Gabinete de Acompanhamento e Aconselhamento Psicológico e Pedagógico (GAAPP), da responsabilidade do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia, desenvolve inúmeras atividades, intervindo diretamente junto dos jovens do concelho, mas também indiretamente, incidindo nos seus contextos de vida, ou seja intervindo junto de pessoas significativas para eles, como por exemplo pais e profissionais de áreas distintas.


    As atividades desenvolvidas pelo GAAPP podem categorizar-se em três modalidades distintas: (I) Consulta Psicológica Individual e/ou Familiar – que visa apoiar os indivíduos em situação de crise; (II) Intervenção Direta – com o objetivo de promover o desenvolvimento dos jovens e prevenir o surgimento de eventuais problemáticas; e, (III) Intervenção Indireta – no intuito de dotar os agentes significativos da comunidade de determinadas competências para lidar com os jovens de forma mais adequada.


    A Consulta Psicológica Individual e/ou Familiar (I) é um serviço que visa apoiar os jovens, bem como as respetivas famílias, em inúmeras dificuldades/problemáticas inerentes às suas circunstâncias de vida, procurando ajudá-los a lidar de uma forma adequada e adaptativa face às mesmas. Este serviço é gratuito, confidencial e funciona com marcação. Inicialmente é realizada uma Consulta de Triagem, que pode ser realizada quer na Casa do Alto quer em qualquer uma das Lojas da Juventude espalhadas pelo Concelho. Caso seja necessário, há a possibilidade de ser efetuado um acompanhamento mais prolongado no tempo, sendo que esse processo de intervenção psicológica poderá ser realizado na Casa do Alto.


    A restante intervenção do GAAPP, realizada em grupo e de forma direta (II) ou indireta (III), efetua-se com base numa avaliação contínua de necessidades junto de diversas instituições/profissionais relacionados com jovens, em colaboração com os quais se analisam as possibilidades de intervenção psicológica que vão ao encontro à realidade destes e procura-se dar resposta aos diferentes pedidos suscitados pela comunidade, tendo em conta a sua pertinência e abarcando o maior número possível de indivíduos. A maioria das intervenções é efetuada nos contextos frequentados pelos jovens, como por exemplo as Escolas nas quais estão inseridos ou as Lojas da Juventude.

     

     

    Responsável pelo GAAPP

    Rosana Santos
    (Psicóloga: Cédula Profissional nº 1568 - Ordem dos Psicólogos Portugueses) 

    |M| Complexo Municipal Casa do Alto,

    Rua António Simões, Pedrouços 4425-619 Maia

    |T| 229 059 520

    |F| 229 060 302

    |@| gaapp.juventude@cm-maia.pt

    |Site| http://cm-maia.pt

    |Horário| De segunda a sexta-feira das 09h às 12h30 e das 14h às 17h30

  • Apoio à Criação de Associações Juvenis

    O Gabinete de Apoio à Criação de Associações Juvenis é um serviço criado pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia, no âmbito da sua política de juventude. Esta política preconiza o desenvolvimento da personalidade dos jovens, a criação de condições para a sua efetiva integração na vida ativa, o gosto pela criação livre e o sentido de serviço à comunidade. Surge ainda integrado no já existente Serviço de Apoio ao Associativismo, corporizado no Fórum Jovem da Maia e na Casa do Alto, onde diversas associações juvenis estão sediadas e onde encontram apoio e orientação para as suas atividades.

    Neste Gabinete os jovens têm acesso à necessária orientação e todo o apoio no processo burocrático da criação de uma Associação Juvenil.

    O Gabinete dispõe de todas as informações sobre os trâmites legais, nomeadamente sobre a constituição dos diversos órgãos da associação, escolha e registo do nome, criação de estatutos e regulamentos, requerimento de certificados e outros documentos, em suma, sobre todos os procedimentos legais obrigatórios à constituição de uma Associação Juvenil.

    O Gabinete de Apoio à Criação de Associações Juvenis é coordenado por um Técnico do Pelouro da Juventude com experiência e competência comprovadas nessa área, está sediado no Fórum Jovem da Maia e estende o seu serviço às restantes valências do Pelouro da Juventude, nomeadamente Centro de Juventude da Casa do Alto e Lojas da Juventude.

    O Gabinete está igualmente habilitado a orientar as Associações Juvenis na candidatura a subsídios e apoios estatais e comunitários e a programas de juventude promovidos pelo governo e pela União Europeia.

  • Apoio ao Associativismo Juvenil

    O Fórum Jovem da Maia dispõe de um conjunto de espaços que funcionam como sedes administrativas de cerca de doze Associações Juvenis do Concelho da Maia.

    Essas Associações beneficiam ainda das restantes infraestruturas do Fórum Jovem da Maia, como Sala de Reuniões e Auditório, bem como dos serviços administrativos do Pelouro da Juventude, dentro dos horários regulares de expediente. Beneficiam ainda do Programa de Atividades Culturais e Recreativas do Pelouro da Juventude, para que são chamadas a participarem, sendo-lhes proporcionadas oportunidades para promoverem a sua ação e expandirem a sua área de intervenção, nomeadamente junto da comunidade juvenil do Concelho.

    Este serviço de apoio ao Associativismo Juvenil estende-se também à Casa do Alto, onde diversas coletividades desenvolvem a sua ação em áreas que vão do desporto à cultura e ao recreio.


    Consulta aqui as Associações sediadas no Fórum Jovem. 

  • Parcerias

    Centro de Incubação de Empresas - ANJE

    LIGA O TEU NEGÓCIO

    Há ligações sem as quais os novos negócios não podem progredir. O meio empresarial, associativo e até local interligam-se em todos os Centros de Incubação ANJE. Networking, espaços, serviços e preços à medida dos empreendedores compõem o cenário favorável ao arranque e desenvolvimento de empresas jovens e inovadoras.

    Enquadrado num ambiente favorável à iniciativa e à inovação, o Centro de Incubação da Maia sito no Fórum Jovem da Maia no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal da Maia, beneficia das sinergias desta estrutura municipal de Juventude. Os empreendedores jovens são o público-alvo do centro, que tem por objetivo facilitar a criação e o desenvolvimento de novas empresas, apostando sobretudo em áreas estratégicas para o desenvolvimento local.

    Serviços Prestados:

    Espaços de Incubação:

    • 10 gabinetes para a instalação de empresas
    • Uma sala de reuniões
    • Uma receção
    • Um bar/sala de exposições

    Todos os espaços estão devidamente preparados e equipados, proporcionando às empresas incubadas plenas condições para o exercício da atividade empresarial.

    Serviços Associados:

    • Consultoria e apoio à gestão
    • Apoio administrativo
    • Apoio de pessoal auxiliar
    • Secretariado
    • Serviços de impressão e fotocópias
    • Telefone e fax
    • Internet


    Aos múltiplos serviços associados à incubação junta-se ainda uma interessante dinâmica de formação e eventos destinados ao público empresarial, onde se incluem conferências, workshops e exposições.

    Consulta o Regulamento aqui

    Formulário de candidatura aos espaços físicos

    Formulário de candidatura escritório virtual e cowork

    Horário de funcionamento:

    De segunda a sexta-feira das 09h às 13h e das 14h30 às 18h


    Responsável:

    Carla Amorim


    Morada

    Travessa Cruzes do Monte, n.º 46
    4470-169 Maia
    T 220 106 520
    F 220 106 529
    E-mail: carlaamorim@anje.pt
    GPS: 41.224376,-8.620856

  • Quiosques Internet

    Não é possível falar-se de política de juventude sem se incluir a informática e a Internet como as áreas de maior interesse, importância e necessidade para os jovens e o combate à infoexclusão deverá ser permanentemente uma prioridade.

    Foi nesse sentido que o Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia instalou o Quiosque Internet nas Lojas de Juventude, onde os jovens podem aceder livremente à Internet, bem como desenvolver conteúdos informáticos como complemento de outras atividades, nomeadamente escolares.