Sorria, está na Maia!

Maia: O estacionamento mais perto de si!

09 Janeiro 2019

Ampliação e implementação de novas zonas de estacionamento de duração limitada.

600x450_est
A Partir de 14 de janeiro de 2019

O estacionamento tem um forte impacto na qualidade de vida do Município da Maia.
A Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia, EM assumiu a gestão do estacionamento das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada desde a sua constituição, em 2000, por delegação de competências da Câmara Municipal da Maia, e credenciada como entidade autuante pela ANSR-Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Desde então, é reconhecido que as zonas de estacionamento de duração limitada, na Maia, estão mais ordenadas sendo o estacionamento mais disciplinado.
As Zonas de Estacionamento de Duração Limitada permitem estacionar a viatura na via pública, próximo do destino do automobilista, sem ter que o fazer em segunda fila e sem necessidade de perder tempo na procura de um lugar.
A rotatividade da utilização dos lugares de estacionamento, a proteção de residentes e de pessoas com necessidades especiais, bem como a garantia de melhores condições de circulação no município, são valores que pautam a atuação da EMEM, EM.

A partir de 14 de janeiro de 2019 serão ampliadas as seguintes zonas de estacionamento de duração limitada:
- Avenida António Santos Leite (até ao nº 351 - sentido descendente e ascendente), no total de 55 lugares;
- Rua Augusto Simões (até ao nº 1078 – interseção com a Rua de Argentat), no total de 20 lugares.

Serão, ainda, implementadas as seguintes novas zonas de estacionamento de duração limitada:
- Travessa Dr. Augusto Martins, no total de 34 lugares
- Rua Dom Júlio Tavares Rebimbas (a partir da interseção com a Rua Manuel Faro Sarmento até à Praça Almeida Negreiros), no total de 12 lugares;
- Rua Manuel Faro Sarmento, no total de 85 lugares;
- Rua Ângela Adelaide Calheiro C. Menezes (até à interseção com a Rua Manuel Faro Sarmento), no total de 97 lugares;
- Praça Almada Negreiros, no total de 8 lugares;
- Rua Argentat, no total de 11 lugares;
- Rua Joaquim Oliveira Júnior, no total de 16 lugares;
- Rua Avelino Santos Leite (na interseção com a Rua Joaquim Oliveira Júnior até à Praça Almeida Negreiros), no total de 29 lugares.

Dos 622 lugares aprovados e homologados por deliberação da Assembleia Municipal da Maia de 17 de setembro 2018, serão implementados 357.
As Zonas de Estacionamento de Duração Limitada estarão devidamente identificadas pela sinalização vertical visível, em cumprimento do Código da Estrada e com os parquímetros em funcionamento.

Estão isentos do pagamento das taxas, os veículos dos residentes, que requeiram o Dístico de Residente nos serviços da Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia, EM e cumpram os seguintes requisitos:
a. Pessoas singulares desde que o fogo onde têm domicílio principal e permanente e onde mantêm estabilizado o seu centro de vida familiar seja utilizado para fins habitacionais;
b. Se localize dentro de uma zona de estacionamento de duração limitada;
c. Não disponha de lugar privativo de aparcamento (garagem). Caso disponha de mais de uma viatura e de um único lugar privativo de aparcamento, poderá ser concedido dístico de residente à(s) demais viatura(s), mas com o limite de 3 dístico por habitação, cabendo a apreciação ao Conselho de Administração.
d. Ser proprietário do(s) veículo(s) automóvel(eis), adquirentes com reserva de propriedade ou locatárias em regime de locação financeira ou aluguer de longa duração.
e. Não se encontrando em nenhuma das situações descritas mas seja usufrutuário de veículo automóvel associado ao exercício de atividade profissional com vínculo laboral desde que a entidade patronal não disponha de instalações em zonas de estacionamento de duração limitada.
f. Preenchimento de impresso próprio a solicitar nos serviços da Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia, EM ou emem.cm-maia.pt e pagamento da taxa de € 7,50 acrescida de IVA (validade 2 anos).

O dístico de residente para os moradores no centro da cidade, permite o estacionamento em toda a Zona 1 (Centro da Cidade), excluindo a zona 2 (Aeroporto).