![]()
3597
Institucional4973
Eleições Presidenciais 20262129
Notícias1979
Agenda: próximos eventos7282
Câmara Municipal5465
Assembleia Municipal7600
Apoio ao Consumidor7877
Recursos Humanos1980
Polícia Municipal3936
Proteção Civil284
Provedor dos Munícipes4197
Energia e Mobilidade6859
Planeamento9086
Reabilitação Urbana4317
Relações Internacionais3385
Inovação e Desenvolvimento884
Gestão Urbana171
Regulamentos Municipais80
BUPi - Balcão Único do Prédio8427
Atendimento Municipal3449
Empresas Municipais340
Sistema de Gestão9087
Requerimentos7432
Metrologia2361
Boletins Municipais7428
Juntas de Freguesia972
Canal de Denúncias9577
Contactos
2190
Viver3059
Investir3828
Visitar
Maia abre Centro de Acolhimento Covid Negativo
COVID 19: Maia abre Centro de Acolhimento Covid Negativo
O Município da Maia tem desde hoje em funcionamento o Centro de Acolhimento Covid Negativo, destinado a acolher temporariamente utentes idosos sem retaguarda familiar ou institucional que não sofram de doença infetocontagiosa.
Esta instalação criada pela Câmara Municipal da Maia, homologada pela Saúde Pública e supervisionada pelo ACES MAIA/Valongo, funciona na Escola EB2/3 de Gueifães e a admissão de utentes residentes no concelho depende obrigatoriamente da sinalização por parte das equipas clínicas e sociais dos centros hospitalares e estruturas residenciais para idosos.
A direção clínica é de Gustavo Ferreira, Presidente do Conselho Clínico do ACES MAIA, Valongo, a direção técnica está a cargo de Raquel Freitas, diretora técnica do Centro de Dia de S. Pedro Fins e a assessora de direção é a enfermeira Fernanda Sousa, presidente da LACESMAIA. Estes profissionais de saúde estão à frente de uma equipa multidisciplinar que integra médicos e enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos. agentes/ auxiliares de Geriatria, auxiliares de serviços gerais e limpeza e Proteção Civil.
Com exceção do corpo clínico, colocado pela Cruz Vermelha Portuguesa, os restantes elementos da equipa multidisciplinar provêm da Bolsa de Reforço Solidário constituída para o efeito, sob tutela da Câmara Municipal da Maia.
O centro arrancou, hoje, com a fase de formação em contacto experimental, já com a presença das equipas multidisciplinares, sendo que a partir de segunda-feira, dia 13 de abril, estará preparado para acolher a população referenciada.
Esta Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) foi criada nos termos do Despacho N.º 4097-B/2020 de 2 de abril e no âmbito do Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil da Maia e tem por objetivo garantir assistência a um grupo sem retaguarda familiar e/ou institucional imediata, no âmbito do apoio logístico às populações, prevendo a prestação de um conjunto de atividades da vida diária bem como a manutenção de Cuidados de saúde.
A ZCAP MAIA – Centro de Acolhimento Covid Negativo tem capacidade para 150 camas e está localizada nas instalações da Escola E. B 2/3 de Gueifães, na Avenida Comendador Carlos Ferreira Silva, 4470-030 Maia.
O centro destina-se exclusivamente a utentes sinalizados residentes no concelho que não sofram de doença infetocontagiosa COVID-19 ou outra que obrigue ao seu isolamento clínico e que reúnam condições de independência em relação a Atividades de Vida Diária (AVD’s).
O contacto com a ZCAP MAIA – CENTRO DE ACOLHIMENTO COVID NEGATIVO deverá ser realizado através do e-mail zcapmaia@gmail.com.