Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Problemas da VCI, Via Norte, A4 e A41: soluções em estudo

Problemas da VCI, Via Norte, A4 e A41: soluções em estudo
18 Setembro 2020

O Presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, reuniu esta tarde com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, com o autarca do Porto, Rui Moreira, e com o presidente das Infraestruturas de Portugal, António Laranjo.

A reunião decorreu na Quinta dos Cónegos, e teve como objetivo iniciar a discussão sobre as soluções possíveis para descongestionar a Via Norte e a VCI, duas artérias centrais da Área Metropolitana do Porto que se encontram frequentemente sobrecarregadas de trânsito, com efeitos dramáticos para a mobilidade e o meio-ambiente dos territórios do Porto e da Maia e, em menor dimensão, também com impactos nefastos nos territórios de Gaia e Matosinhos.

Em cima da mesa estiveram dois estudos (um da Faculdade de Engenharia da Universaidade do Porto, e outro encomendado pela IP- Infraestruturas de Portugal a um especialista da àrea da mobilidade e transportes) que preconizam que possíveis soluções para o problema poderão passar por alterações nas portagens da CREP (A41) e/ou na A4.

Da reunião saiu uma comissão técnica com a missão de aprofundar as matérias e articular os contributos dos municípios interessados, a qual ficará sediada na Maia.

Estas sessões de trabalho ao mais alto nível irão repetir-se, igualmente na Maia, já em Outubro, também com a participação dos municípios de Matosinhos e Vila Nova de Gaia.