Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Financiamento aprovado: 2 novas creches, em Pedrouços e V.N. da Telha

Financiamento aprovado: 2 novas creches, em Pedrouços e V.N. da Telha
04 Janeiro 2021

Remodelação e alargamento da Creche de Águas Santas II também vai receber financiamento do Programa PARES 2.0. No total serão criados na Maia 168 novos lugares de creche no setor social e solidário.

As 3 candidaturas apresentadas pela Santa Casa da Misericórdia da Maia e pelo O Amanhã da Criança – Associação de Solidariedade Social ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 2ª Geração (PARES 2.0), para a construção/alargamento de creches foram aprovados.

A Santa Casa da Misericórdia vai construir uma nova creche em Vila Nova da Telha e vai remodelar e ampliar o equipamento já existente em Águas Santas, criando um total de 84 lugares novos. O investimento nos dois equipamentos vai ascender a 1 milhão e 80 mil euros, dos quais 609 mil euros serão financiamento público assegurado pelo programa PARES, ficando 470 mil euros a cargo da Misericórdia.

O Amanhã da Criança, por seu lado, vai construir uma nova creche em Pedrouços, que assegurará também 84 lugares novos. A nova creche em Pedrouços vai custar 1 milhão e 318 mil euros, dos quais 647 mil euros serão financiados pelo PARES e os restantes 673 mil euros serão da responsabilidade da instituição.

A Câmara Municipal da Maia anunciou que, tal como tem acontecido noutras circunstâncias e dado o elevado e reconhecido interesse municipal da construção destes equipamentos, irá apoiar estas instituições, na parte do investimento que é da responsabilidade destas, atribuindo-lhes substancial comparticipação financeira à luz do Regulamento Municipal de Concessão de Benefícios Públicos.

Através da Portaria n.º 290/2019, de 05 de setembro foi criado o Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 2ª Geração, que tem por finalidade apoiar o desenvolvimento, consolidação e reabilitação da rede de equipamentos sociais, promovendo a melhoria sustentada das condições e dos níveis de proteção dos cidadãos, com vista a apoiar projetos de investimento que visem a criação de lugares de Creche.