Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorrir para a Vida.

O Maio das Canastras

06 Jul a 01 Set
Adicionar a calendário 2019-07-06 14:22:00 2019-09-01 14:22:00 Europe/Lisbon O Maio das Canastras Evento
Cartz web maio canastras 1 1024 2500

De 6 de julho a 1 de setembro o Maia Welcome Center recebe a exposição fotográfica ‘O Maio das Canastras’ da autoria de Ana Alvarenga.
Ana Alvarenga nasceu na Póvoa de Varzim a 2 de fevereiro de 1981 mas com 6 anos passou a viver na Maia, onde ainda hoje vive com o seu marido e os dois filhos.
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, onde também obteve o grau de mestre, Ana Alvarenga é advogada.
Não foi cedo que manifestou o interesse pela fotografia, mas apenas depois do nascimento do seu primeiro filho em 2011. A experiência da maternidade levou-a a interessar-se pelo belo, pelo estético e pela arte e foi na fotografia que conseguiu expressar-se nesses domínios.
Em 2013 concluiu o seu primeiro Curso Básico de Fotografia e desde então não mais deixou de fotografar. Percebendo que a Fotografia era uma importante forma de se exprimir, Ana Alvarenga quis desenvolver os seus conhecimentos fotográficos, passando a frequentar, em Outubro de 2017, o Curso Profissional de Fotografia no Instituto Português de Fotografia no Porto.
No âmbito da formação profissional de fotografia cujo término está para breve, na disciplina de Fotojornalismo, Ana Alvarenga teve a felicidade de se encontrar com as Canastras Florais, uma tradição muito antiga das terras da Maia, mas que hoje se circunscreve a Nogueira.
Surge assim a oportunidade para a apresentação desta, que será a primeira exposição individual de Ana.
A exposição “O Maio das Canastras”, cujo título remete para o mês das flores, é uma representação fotográfica de como as canastras trazem cor à festa da paróquia de Santa Maria de Nogueira, abordando, numa linguagem fotojornalística, o trabalho exímio e encantador das pessoas dos vários Lugares e Escolas de Nogueira da Maia.
Nesta exposição é possível perceber o processo de elaboração dos cestos florais, com as mais variadas folhas e flores, e como as canastras integram de forma muito feliz as festas da paróquia, acentuando a importância de se conhecer e preservar uma tradição tão antiga e original.

| dias: 6 de julho a 1 de setembro
| horário: todos os dias, das 09h00 às 19h00
| local: Maia Welcome Center
| entrada: gratuita