Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorrir para a Vida.

Fernando Campos – Vida e obra de um humanista

01 Ago a 28 Set
Adicionar a calendário 2019-08-01 09:16:00 2019-09-28 09:16:00 Europe/Lisbon Fernando Campos – Vida e obra de um humanista Evento
image title
Cultura

No dia 28 de setembro, pelas 09h30 a Biblioteca Municipal da Maia promove o colóquio ‘Fernando Campos – Vida e obra de um humanista’, no Pequeno Auditório do Fórum da Maia.

Neste ano de 2019 celebram-se os 95 anos do nascimento do escritor maiato Fernando Campos, nascido em Águas Santas em 23 de abril de 1924.
Quando editou “A Casa do Pó”, em 1986, a sua primeira obra, Fernando Campos era um desconhecido da generalidade dos portugueses. Contudo, o sucesso retumbante rapidamente o alcandorou a patamar de excelência, fazendo dele um nome incontornável das letras portuguesas a partir da segunda metade do século XX.
A formação em Filologia Clássica ajudou-o a moldar o seu estilo literário. Conhecido, sobretudo, pelas obras de cariz histórico aventurou-se, igualmente, em outras de cariz mais fantástico. A sua obra encontra-se traduzida em várias línguas.
A realização de um Colóquio Nacional em 28 de setembro deste ano, no concelho que o viu nascer, corresponde a um gesto de inteira justiça e constitui, sem dúvida, um momento oportuno para a comunidade maiata o homenagear evocando a sua vida e a sua obra.
Pretende-se que este Colóquio seja eclético, e, que por isso, dê voz a especialistas na obra e autor, bem como dar voz ao leitor comum apreciador de Fernando Campos e da literatura em geral.
Autor de obras que manifestam uma diversidade temática, ousou fazer da Maia e da história da Maia assunto para uma das suas obras; “O cavaleiro e a águia”. Haverá uma atenção muito especial a esta obra, sobretudo a partir do olhar dos leitores.


PROGRAMA

10 H – Abertura do secretariado / Receção dos participantes
10. 30 H – Sessão de abertura
11 H- Conferência Plenária: Maria de Fátima Marinho “Fernando Campos: o prestidigitador incorrigível”
Moderação: Jorge Bastos da Silva

12 H – ALMOÇO

14 H – Abertura do Secretariado
14. 30H – Comunicações Livres:
* Miguel Real – “A construção do romance histórico em Fernando Campos”
* Cristina Costa Vieira – “O cavaleiro da águia, de Fernando Campos: atualidade de jogos políticos e manobras militares em torno de Lidador romanceado”
* Ana Cristina Silva – “Ficcionar a partir da história: o caso do rei poeta Al mutamid”
* Maria Nazaré Campos – “Composição, Harmonia e Dissonância em O Cavaleiro da Águia”
Moderação: Joaquim Jorge Moreira da Silva

16. 10 H – INTERVALO

16. 30 H – Comunidades de Leitores em Viagem – Discussão do livro “O cavaleiro da águia”
* Participação de várias Comunidades de Leitores

18. 30 H - Inauguração da exposição dos 500 anos do Foral da Maia no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia

20. 00 H – Jantar Literário